2021/11/11

Biblioteca do Museu Nacional do Teatro e da Dança

O Museu Nacional do Teatro e da Dança, designado por Museu Nacional do Teatro até 2015 foi criado em 1982. A sua missão é recolher, preservar, registar, estudar e difundir a sua coleção de memórias e da história das artes do espetáculo em Portugal. Inicialmente dedicado apenas a exposições temporárias, só em 2003 inaugurou a sua exposição permanente.

Já desde o início do século XX houve tentativas para a criação de um Museu do Teatro que se concretizaram em 1979 com a exposição dedicada à “Companhia Rosas &Brasão (1880-1898)”. A partir daqui começaram a ser reunidas várias coleções, provenientes de doações. Atualmente integra cerca de 300.000 peças que englobam trajes e adereços de cena, maquetes de cenários, figurinos, desenhos, caricaturas, pinturas, esculturas, programas, cartazes, recortes de jornal, manuscritos, discos, partituras e fotografias.

Em 1985, o museu foi instalado no Palácio do Monteiro-Mor, local onde habitaram os Monteiros-Mores, D. Henrique de Noronha e D. Fernão Teles da Silva. O Palácio e o seu famoso jardim foram transmitidos na Casa Angeja até à descendente D. Mariana de Castelo Branco e vendido em 1840 ao Duque de Palmela, D. Domingos de Sousa Holstein Beck. O Palácio transformou-se encheu-se de obras de arte e o jardim foi enriquecido com espécies exóticas, pequenos recantos, cascatas, lagos, fontes e tanques.

Em 1970 o edifício ficou praticamente destruído devido a um incêndio e foi adquirido pelo Estado. A recuperação esteve a cargo do arquiteto Joaquim Cabeça Padrão.

A Biblioteca deste espaço, criada em 1982, foi constituída pelos fundos de Amélia Rey-Colaço, Francisco Ribeiro (Ribeirinho), António Magalhães e pelo fundo documental do Grémio dos Artistas Teatrais. Posteriormente incorporou outras coleções de diversos atores, encenadores, dramaturgos, cenógrafos, figurinistas, entre outros.

Tem cerca de 35.000 monografias e 300 títulos de publicações periódicas. Incide maioritariamente sobre o teatro, a dança e a ópera, mas também sobre outras artes como o circo e a performance.

 

MJS 

Sem comentários: