2021/10/04

Biblioteca do Mosteiro da Batalha

 

O Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria é uma das mais belas obras arquitetónicas portuguesa e mundial classificado Património Mundial pela UNESCO desde 1983.

A sua construção está ligada a uma promessa feita por D. João I, agradecendo a vitória obtida em Aljubarrota em 1385, garantindo a independência de Portugal. Durante 150 anos efetuaram-se obras de construção, com diferentes propostas artísticas. O projeto inicial foi sendo transformado e acrescentado com múltiplas dependências e anexos.

O mosteiro foi doado à Ordem de S. Domingos por D. João I e permaneceu na sua posse até 1834, data da extinção das Ordens Religiosas. Posteriormente foi incorporado pelo Estado, encontrando-se atualmente na dependência da Direção-Geral do Património Cultural.


Em 2009, foi disponibilizado ao público um Centro de Informação e Documentação constituído pela Biblioteca e Arquivo Histórico. Situa-se no piso superior da ala nascente do Claustro de D. Afonso V.

As obras existentes têm uma temática relacionada com o monumento e a sua história, assim como conservação e restauro, museologia, património, entre outros. A lista de publicações encontra-se on-line.

Quanto ao acervo, existem dois fundos bibliográficos (um público e um particular) com um total de 2700 obras: monografias, publicações periódicas, fontes arquivísticas impressas, entre outros.

Tendo em conta a importância do Mosteiro da Batalha na história e património português, são múltiplos os estudos sobre o mesmo (monografias, catálogos, etc.), bem como a compilação de fontes históricas e científicas. Desta forma, foi elaborada uma compilação de bibliografia especializada que se encontra disponível para consulta.


 

MJS

 

Sem comentários: