2020/10/26

Alguns dos melhores museus .... em Vila Real


“O Concelho de Vila Real, sem prejuízo da feição urbana da sua sede, mantém características rurais bem marcadas. Dois tipos de paisagem dominam: a zona mais montanhosa das Serras do Marão e do Alvão, separadas pela terra verdejante e fértil do Vale da Campeã, e, para o Sul, com a proximidade do Douro, os vinhedos em socalco. Por toda a parte existem linhas de água que irrigam a área do Concelho, com destaque para o Rio Corgo, que atravessa a Cidade num pequeno, mas profundo vale, originando um canhão de invulgar beleza”.

Este museu tem um carácter regional e é um centro de interpretação desta zona do país. Tem uma exposição permanente de Arqueologia e outra de Numismática, às quais pode fazer uma visita virtual, bem como exposições temporárias. Possui um Centro de Documentação com informação sobre estas áreas.

O museu é o resultado dos vários trabalhos arqueológicos levados a cabo na região. A primeira exposição realizada, sob o título de “Vila Velha – Novas memórias”, expõe parte das descobertas das primeiras escavações.

Localizado no Teatro Municipal de Vila Real, este museu surgiu da necessidade de preservar o espólio deste teatro, ou como era igualmente conhecido, Teatro Avenida. A este núcleo juntaram-se mais objetos e atualmente existem sete salas dedicadas ao Teatro de Vila Real (1846), ao Teatro-Circo (1892) e ao Teatro Avenida (1930), bem como como instrumentos da história da fotografia e do cinema. Pode conhecer melhor a coleção através do blogue oficial.

Adolfo Correia da Rocha (1907 – 1995), mais conhecido como Miguel torga, foi um médico, poeta e escritor português do século XX. Este espaço, inaugurado em 2005, tem como missão a divulgação e o estudo da vida e obra deste escritor. O edifício em que se encontra é da autoria de Eduardo Souto Moura.

Nadir Afonso Rodrigues (1920- 2013) foi arquiteto, pintor e pensador português. É autor de uma teoria estética, sendo pioneiro da arte cinética. O Centro de Artes e Fundação têm como missão divulgar a sua obra e estudar a estética e a arte contemporâneas, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. As parcerias com outras instituições estrangeiras são algo a desenvolver.

Inaugurado em 2008, este museu tem como missão conservar, identificar e divulgar o património museológico e documental da Região Demarcada do Douro, incidindo na viticultura. Localiza-se na Casa da Companhia, um edifício emblemático da história do Douro, relacionado com a fundação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756, que definiu a primeira região vinícola demarcada do mundo.

MJS


Sem comentários: