2020/07/02

Alguns dos melhores museus… no Porto


O Porto é a segunda maior cidade portuguesa e o quarto município mais populoso, classificada como Património Mundial pela UNESCO. A sua oferta cultural é diversificada, desde as livrarias aos cafés, passando por museus e galerias de arte. Apresentamos 6 dos muitos museus que pode visitar na Cidade Invicta.

É um dos mais emblemáticos museus do Porto com uma variedade de peças que incluem a pintura, escultura, joalharia, têxteis e vidro, entre outros. Podemos destacar as obras da autoria de Aurélia de Sousa, António Carneiro, Silva Porto e Henrique Pousão.

Desenhado por Siza Vieira, o Museu destaca-se pelas exposições de arte contemporânea. A par deste existem os jardins de grande beleza e variedade, passadiços, a casa Art Deco e ainda o edifício que alberga parte do espólio do realizador Manoel de Oliveira.


Como o nome indica, trata-se de um museu que aborda a imprensa ao longo do tempo, através de documentação e de equipamentos.

Este museu dá-nos a conhecer uma perspetiva histórica e evolutiva das ciências farmacêuticas ao longo do tempo. Inclui peças com quatro milhões de anos e a recriação de duas farmácias antigas.

Sendo uma cidade conhecida pelo tão tradicional e característico vinho do Porto, faz todo o sentido a existência de um museu onde se podem observar maquetes de barcos, aparelhos de metrologia, pinturas e mobiliário.

O edifício e o espólio museológico do autor foram doados à Càmara Municipal do Porto pela sua filha, Tem uma das melhores coleções de artes decorativas do país.

MJS



Sem comentários: