2020/05/18

Museu Escolar de Marrazes


(Imagem do interior do Museu Escolar de Marrazes onde consta uma secretaria individual, um quadro negro e uma zona para pendurar sacos e agasalhos)

O Museu Escolar de Marrazes, situado na cidade de Leiria, teve origem num projeto dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Marrazes, no ano letivo 1992/1993, com o título "A escola através dos tempos".

(Fotografia de 3 estudantes lendo livros)

O aumento do espólio do museu e a quantidade de peças de várias dimensões colocou o problema do espaço, ou seja, a necessidade de encontrar instalações que correspondessem a estas necessidades.

A Junta de Freguesia de Marrazes disponibilizou um espaço específico para o museu, assumindo um importante papel na conservação e divulgação do património educativo português. O museu abriu ao público a 16 de maio de 1997. Em 2001 passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

(Imagem de uma sala de aula do Museu Escolar de Marrazes)


O Museu Escolar de Marrazes possui uma coleção do início do século XIX, relativa aos grandes pedagogos e que culmina na década de 70 do século XX. Compreende mobiliário, equipamento e utensílios escolares e pedagógicos, iconografia, brinquedos, equipamentos e vasto espólio bibliográfico e documental. Por todo o museu existem livros de instrução primária, desde a Monarquia até à Primeira República, desenhos, trabalhos manuais, documentos, equipamentos e utensílios.

(Imagem de algum material pedagógico de apoio)


Destacam-se no Museu Escolar de Marrazes a réplica de uma sala de aula do Estado Novo com carteiras, lousas, ponteiros, canetas de aparo, ponteiros, réguas, palmatorias e até orelhas de burro.

(Imagem de uma sala de aula do Museu Escolar de Marrazes)


A par da sala de aula existe um espaço que apresenta uma coleção de brinquedos tradicionais da região.

(Imagem de uma sala de exposição de brinquedos do Museu Escolar de Marrazes)


A Mocidade Portuguesa tem também um papel de destaque com manuais, cartões, revistas, fardas, entre outros, que refletem o método de ensino proposto pelo Estado Novo.

(Imagem de uma sala com objetos museológicos da Mocidade Portuguesa)



MJS

Para mais informações aceda ao site do museu escolar .



Sem comentários: