Um laboratório é um espaço equipado com
diversos instrumentos para a realização de experiências e pesquisas
científicas, de acordo com a área da ciência a que se destina. Deve obedecer a
regras básicas de segurança, como é o caso do controlo de condições ambientais.
São vários os laboratórios de química
existentes em escolas do ensino secundário que ainda mantêm as suas
caraterísticas originais, bem como alguns dos objetos de uso diário. Desta
forma, iremos apresentar algumas imagens de antigos laboratórios e de peças
ainda existentes, disponibilizadas através do Museu Virtual da Educação.
Para que se compreenda a história do
ensino da química, faremos uma brevíssima contextualização histórica. Um dos
marcos mais relevantes em Portugal foi a reforma na Universidade de Coimbra,
levada a cabo pelo Marquês de Pombal em 1772. No entanto, anteriormente já
tinham sido feitos vários estudos, ligados sobretudo à necessidade de defesa do
território, ao nível da matemática, da astronomia ou da balística.
Após a expulsão da Companhia de Jesus,
toda a estrutura da Universidade foi alterada, na tentativa de a aproximar ao
desenvolvimento científico europeu. Foi criada a Faculdade de Matemática e de
Filosofia Natural que incluía a química, a física e a história natural. Como
tal, impunha-se a existência de um Gabinete de Física Experimental, equipado
com instrumentos didáticos e um “Laboratório Chímico”.
Nesse sentido, Portugal acolheu vários
professores estrangeiros, como é o caso de Domingos Vandelli (1735-1816),
químico e naturalista, originário de Pádua. Implementou o ensino da química e
da botânica, sendo o responsável pelo Jardim Botânico da Universidade, e mais
tarde pelo Jardim Botânico do Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Figura 2 |
Também várias obras versando sobre esta
temática começaram a ser publicadas em Portugal, após a chegada de um sobrinho
do famoso químico francês Nicolas Lémer, João Vigier (1662-1723).
Em 1779 foi criada a Academia Real das
ciências pela rainha D. Maria I, tendo como membros fundadores o Duque de
Lafões, Domingos Vandelli, o Abade Correia da Serra e o Padre Teodoro de
Almeida. Através da Academia houve um enorme intercâmbio cultural com a Europa.
Figura 4 |
A introdução do ensino da química nos
currículos do ensino liceal levou ao apetrechamento de várias escolas com
laboratórios e material didático para a realização de experiências.
É o caso das típicas bancadas de laboratório, com tampo plano e retangular, em madeira e com ardósias para proteger uma tina. No tampo, junto à aresta posterior, estão embutidos quatro bicos de gás. Na ilharga direita, encontra-se aparafusado um lavatório em porcelana, com torneira metálica. Na parte posterior da bancada, existe uma abertura para encaixar a cadeira rotativa do professor. Do lado direito da abertura existe um armário com duas portas e à sua direita, um conjunto de quatro gavetas com puxadores metálicos.
Existem igualmente modelos mais simples com
tampo em ardósia, plano e retangular. Ao centro, possui um suporte em madeira
com apoio metálico para sete tubos de ensaio. Ao meio, tem uma tina retangular
com duas torneiras em latão
Tem um corpo central revestido por
painéis de madeira retangulares para despejos e três gavetas, horizontais,
junto ao tampo, com malhetes em rabo-de-andorinha. As gavetas têm puxadores retangulares
em madeira e espelho metálico para a chave.
Para outro tipo de experiências são
utilizadas as ”hotte”, ou seja, uma cabine onde se geram gases em concentrações
perigosas para a saúde dos utilizadores. Fechada por todos os lados, com uma
moldura de vidro e bancada, possui um sistema de ventilação, que permite
através da janela, manipular os objetos. Tem um tampo plano e retangular, em
pedra e em baixo possui três gavetas e três portas, com puxadores de madeira retangulares.
MJS
Bibliografia:
Museu Virtual da Educação (2014) [em
linha].
http://edumuseu.sg.min-edu.pt/
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
Museu da Física da Escola Secundária
Alexandre Herculano (2014) [em linha].
http://mfisica.nonio.uminho.pt/
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
Baú da Física e Química. Instrumentos
antigos de Física e Química de escolas secundárias em Portugal (2014) [em
linha]
http://baudafisica.web.ua.pt/Default.aspx
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
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