2012/04/18

“Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança” – 18 de Abril

 

(Busto de David Mourão-Ferreira)


A 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalando o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO e o estabelecimento da “Lista do Património Mundial” que visa a proteção e a valorização do património.

A Secretaria-geral do MEC associa-se a estas comemorações divulgando o tratamento do espólio da Escola Secundária David Mourão-Ferreira, nas três vertentes, museológica, arquivística e bibliográfica. A sua importância reside no facto de incorporar espólio proveniente das Escolas Secundárias Dona Maria I e Veiga Beirão, extintas em 1997 e da Escola Comercial Rodrigues Sampaio, extinta em 1948. A sua preservação e estudo são vitais para a compreensão do percurso destas instituições.


(Fotografia de vários alunos da Escola Veiga Beirão)

No que respeita ao património arquivístico, foram identificados dois fundos, o que inclui a Escola Comercial Veiga Beirão e o da Escola Preparatório Rodrigues Sampaio/ Escola Comercial D. Maria I. Relativamente ao conteúdo, trata-se de documentação produzida no âmbito escolar que inclui, entre outras séries documentais, correspondência recebida e expedida, circulares internas, certidões, mapas de assiduidade de pessoal docente e de pessoal não docente, folhas de vencimentos, contas de gerência, trabalhos de alunos, fotografias, inventário do património escolar, livro de castigos aplicados aos alunos, termos de posse do pessoal, fichas de informação dos alunos, processos de alunos, livros de atas do Conselho Escolar e livro de visitantes. 



(Máquina de escrever Remington)

A documentação é dispersa, com algumas falhas relativamente à sequência cronológica, mas permite obter informações fundamentais relativamente ao funcionamento das instituições.


(Emblema de tecido da Escola Comercial Veiga Beirão)


O espólio museológico não é vasto, mas tem peças emblemáticas, como é o caso da pintura de Adolfo Coelho, uma das poucas representações conhecidas desta personalidade carismática da cultura portuguesa. A grande maioria das peças não tem identificação, pelo que a sua atribuição a uma determinada instituição nem sempre foi possível. Podemos referir os diversos carimbos utilizados na Secretaria e os selos brancos, taças, medalhas e placas de participação em torneios desportivos, diapositivos, fotografias, trabalhos de alunos, material escolar, pendões das escolas, bordados, escultura a destacar o busto de David Mourão-Ferreira, máquinas de escrever e de calcular, bem como gravadores de som e gira-discos.


(Carimbo da Escola D. Maria I)


No que respeita à área bibliográfica, a ES David Mourão-Ferreira integra, à semelhança de outros espólios, documentação proveniente de várias escolas que, na sua maioria, integra obras relacionadas com o ensino técnico e comercial.


(Caderno de apontamentos de Cálculo Comercial)


Estes diferentes espólios devem ser destacados uma vez que nos permitem fazer a reconstituição de vários momentos importantes da vida das instituições a que estiveram ligados, preservando informações relevantes para futuros estudos e investigações.

 

MJS


Sem comentários: