2011/09/30

Exposição Virtual: "1 de outubro - Dia Internacional da Música: o espólio museológico da Escola de Música do Conservatório Nacional"

 

O Dia internacional da Música foi criado em 1975 pelo Presidente do International Music Council, organização não-governamental fundada em 1948 e patrocinada pela Unesco. Através da criação deste dia pretendia promover-se valores fundamentais como a paz e a harmonia através da arte musical. Na verdade, a música e o som constituem uma linguagem universal que dispensa palavras e pode ser compreendida por seres humanos de todas as idades, raças ou nacionalidades. 

A Secretaria-Geral associa-se a esta comemoração através de uma exposição do espólio museológico da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. A criação da Escola de Música é indissociável da figura de João Domingos Bomtempo (1775 – 1842), pianista e compositor português. Cerca de 1820, após uma carreira artística nas capitais europeias, João Bomtempo regressou a Portugal tendo como objetivo implantar reformas profundas ao nível do ensino da Música. Durante décadas, o ensino desta área esteva a cargo do Seminário Patriarcal, focalizando-se na música religiosa. Este projeto concretizou-se em 1835 com o decreto de criação do Conservatório de Música, do qual Bomtempo se tornou diretor. A subida ao poder de D. Pedro IV, e a sua nomeação como professor de D. Maria II contribuíram para o sucesso da sua reforma. 

Da seleção apresentada fazem parte vários instrumentos musicais, indispensáveis ao ensino, como é o caso do piano, da harpa, da guitarra, da flauta, entre outros. No entanto, o espólio desta instituição não se esgota aqui e podemos destacar várias pinturas e desenhos de figuras de destaque do panorama musical português, como é o caso de Marcos Portugal, Augusta Cruz, António Fragoso, Rui Coelho e o próprio João Bomtempo. As esculturas também marcam a sua presença, através de alguma peças que retratam anjos tocando instrumentos. Não faltam igualmente os clássicos bustos de grandes compositores musicais, como Beethoven ou Bach. 


Saxofone

ME/404240/66

Escola de Música do Conservatório Nacional


Harpa

ME/404240/71

Escola de Música do Conservatório Nacional


Órgão de tubos

ME/404240/49

Escola de Música do Conservatório Nacional


Pintura de João Domingos Bontempo

ME/404240/84

Escola de Música do Conservatório Nacional


Desenho de Paganini

ME/404240/34

Escola de Música do Conservatório Nacional


Busto de Bach

ME/404240/74

Escola de Música do Conservatório Nacional


MJS


Sem comentários: