2025/10/23

Muitos Anos de Escolas – Volume II – Edifícios para o Ensino Infantil e Primário – Anos 40 – Anos 70 – Capítulo VII – Dos Edifícios às Escolas

 

VII – Dos Edifícios às Escolas

1 - Obras complementares; Arranjos Exteriores

2 - A sala de Aula. Material Didático. Mobiliário

 

Um dos requisitos básicos para a construção de uma escola era a existência de água potável e esgotos. Em Portugal esta situação ocorria nos meios urbanos pelo que foi necessário acrescer às despesas com as escolas a captação de água e um sistema de esgotos.

Entre outros trabalhos complementares que eram necessários incluía-se a terraplanagem e a vedação dos logradouros. Estas vedações eram, geralmente, pequenos muros ou cercas para os quais se elaborou um projeto de Vedação-tipo para edifícios escolares. No Norte e Centro construíram-se “muros de suporte”.


(Imagens de dois tipos de vedações)


No que respeitava às salas de aula, as condições não eram as melhores, estando sobrelotadas. Nas zonas mais frias teve de se recorrer à instalação de salamandras para fazer face ao rigor dos meses de inverno.

O material didático era escasso, fornecido pela DGEP (Ministério da Educação Nacional) e muitas vezes chegava incompleto ou fazia parte de alguma doação.


(Imagem de um catálogo comercial de material escolar)


O mobiliário obedeceu a parâmetros mais rigorosos e a estudos anatómicos realizados pelo médico Almiro do Vale. Em 1937 os modelos desenhados pelo Engenheiro Almiro de Figueiredo foram aprovados.


(Imagens de carteiras escolares)


Em 1943 foi feito um novo estudo para a elaboração de mobiliário escolar da autoria do Arquiteto Silva Bessa. Já em 1963, o Engenheiro Macêdo Gonçalves apresentou um estudo para uma nova linha de mobiliário que previa cadeiras e mesas separadas.

 

 

Fonte: BEJA, Filomena, et al. Muitos Anos de Escolas – Volume II – Edifícios para o Ensino Infantil e Primário – Anos 40 – Anos 70. Lisboa, Ministério da Educação – Departamento de Gestão de Recursos Educativos, 1996.


MJS


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