2008/06/16
O Património Museológico no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
O Projecto “Património Museológico da Educação” participa em Jornadas espanholas sobre Museus Pedagógicos Virtuais
A conferência inaugural foi sobre “A criação do património digital”, tendo sido proferida por Gloria Munilla (Universitat Oberta de Catalunya) e, ao longo do dia, debateram-se temas em torno dos seguintes eixos temáticos: os museus virtuais da educação como pedagogia e as suas potencialidades para a investigação e a formação; as possibilidades didáticas destes museus, como recurso para várias disciplinas e áreas transdisciplinares; a gestão do património educativo, nomeadamente do património intangível nos museus virtuais. No conjunto do debate, realçou-se ainda a distinção entre o património real e o património digitalizado, que assume uma especificidade própria, independente do primeiro, assim como as preocupações comuns pela preservação e valorização dos bens patrimoniais como fator de coesão e identidade das comunidades. Os vários grupos apresentaram o trabalho desenvolvido nos últimos tempos, tendo sido apresentadas as atividades do Projeto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação”, os seus produtos e os acessos eletrónicos que possibilitam a consulta do MatrizWeb e demais exposições. No final, realçando a pertinência da iniciativa e a excelente receção aos participantes, reafirmou-se a necessidade de manter os contactos entre os vários grupos e aprofundar a troca de informações e experiências neste domínio.
2008/06/14
Património Museológico da Educação
O projeto é coordenado e dinamizado pela Secretaria-Geral do Ministério da Educação.
Escolas da DREALENT:- Esc. Sec. Gabriel Pereira (Évora) – 31 de Março a 4 de Abril
- Esc. Sec. Mouzinho da Silveira (Portalegre) – 7 a 11 de Abril
- Esc. Sec. Diogo de Gouveia (Beja) – 14 a 18 de Abril
Escolas da DRELVT:- Esc. Sec. de Bocage – 21 a 26 de Abril (Setúbal)
- Esc. Sec. Passos Manuel – 28 de Abril a 2 de Maio
- Esc. Sec. Pedro Nunes – 5 a 9 de Maio
- Palácio Valadares (ex-Esc. Sec. Veiga Beirão) – 16 de Maio ( no evento realizado pela Secretaria-Geral para assinalar o Dia Internacional dos Museus)
Escolas da DREC:- Esc. Sec. Avelar Brotero (Coimbra) – 19 a 23 de Maio
- Esc. Sec. Campos Melo (Covilhã) – 26 a 30 de Maio
- Esc. Sec. José Estêvão (Aveiro) – 2 a 6 de Junho
Escolas da DRELVT:- Esc. Sec. Jácome Ratton (Tomar) – 6 a 12 de Junho
- Esc. Sec. Gil Vicente – 16 a 20 de Junho
- Esc. Sec. D. Leonor – 23 a 27 de Junho
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – 27 Junho a 4 de Julho
2008/06/09
BAME nas Escolas
Após consultados os inventários administrativos realizados pelos responsáveis de cada departamento, os objetos foram observados por forma a avaliar o respetivo interesse museológico e a averiguar a pertinência da sua inventariação. Selecionadas as peças, foram retiradas dos seus locais de origem, montadas em espaço próprio, identificadas, fotografadas, medidas e etiquetadas com números de inventário.
A informação assim recolhida foi sendo inserida no programa informático de inventariação museológica Matriz, ficando grande parte dela acessível ao público através do MatrizWeb. Por peça inventariada, cada ficha Matriz exige o preenchimento de 26 campos obrigatórios.
da na descrição dos objetos.
Objetos inventariados:
Fichas inseridas no Matriz - Fichas: 2451; Imagens: 3100
Fichas inseridas no MatrizWeb - Fichas/Imagens: 1045*
* Por razões técnicas, o MatrizWeb só disponibiliza, atualmente, imagens de 145 peças.
2008/06/05
BAME nas Escolas
- Identificar as necessidades de intervenção nas áreas bibliográfica, arquivística e museológica nas escolas intervencionadas e os indicadores de desempenho relevantes para as várias partes interessadas no património da educação.
- Aumentar a qualidade dos produtos e serviços de informação disponibilizados à comunidade escolar e ao cidadão.
- Contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da gestão do património da educação através da disponibilização em vários suportes de informação histórica e corrente.
- Arquivo Intermédio, corrente e histórico
- Objetos e peças com valor museológico
- Coleções bibliográficas com valor histórico.
O BAME nas escolas desenvolve-se em 4 fases principais:
- Preparação da estratégia de intervenção para cada escola nas áreas documentais e museológica
- Avaliação, inventariação e tratamento da documentação. Formação às equipas nas escolas
- Divulgação nas bases de dados SIBME, ArqHist e MatrizWeb
- Avaliação dos resultados. São apresentados e analisados os resultados obtidos, sugerindo-se recomendações finais para diversas áreas de atuação futura.
Critérios e métodos de avaliação
1.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada na documentação bibliográfica.
- Implica o estudo bibliométrico das coleções mais antigas existentes nas escolas, inventariando e disponibilizando os fundos com valor histórico.
Impactes previstos: Criação de um catálogo único das obras mais antigas existentes nas escolas, alargando o conhecimento dos fundos dispersos. Útil pela complementaridade à Rede de Bibliotecas Escolares.
2.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada no desenvolvimento de competências na equipa dos serviços administrativos nas escolas.
- Implica a realização de ações de sensibilização/formação (de curta duração) sobre como atuar face aos documentos de arquivo produzidos, permitindo uma melhor gestão da informação corrente (em papel e em formato digital).
Impactes previstos: Melhor gestão dos arquivos (intermédio e corrente) em estreita articulação com a política arquivística do ME. A Secretaria-Geral presta ainda serviços de apoio por solicitação das escolas.
3.º Contexto da intervenção: Abordagem arquivística.
- Implica uma avaliação pormenorizada da documentação e a sua transferência para outros suportes (microfilmagem e digitalização), libertando espaços nos serviços administrativos. A aplicação generalizada da portaria para a documentação nas escolas permite a eliminação segura de documentos sem necessidade da sua conservação permanente.
Impactes previstos: Se aplicada numa lógica de Arquivo Central (com sucesso nalguns estudos), apresentará resultados esclarecedores sobretudo em termos do impacte nas necessidades do cidadão ao longo do seu percurso escolar e profissional.
A disponibilização dos registos arquivísticos com valor histórico online é um valor acrescentado deste tipo de intervenção.
4.º Contexto da intervenção: Abordagem museológica.
- Implica o estudo e avaliação das diferentes peças e objetos de natureza técnica, científica ou cultural, inventariando todos os que possuírem reconhecido valor museológico.
Impactes previstos: A sua divulgação na base de dados MatrizWeb permite constituir pela primeira vez um repositório das peças museológicas escolares existentes no país.
2008/05/01
Património Bibliográfico

Manuel de Andrade de Figueiredo
Dividida em quatro “classes” ou “tratados”, a Nova Escola ocupava-se da iniciação à leitura, caligrafia, ortografia e aritmética, abordando também aspetos mais gerais, como a escolha de professores pelos pais de família, a recusa do método global e a defesa do método silábico, pois “na formação das sílabas consistiria o principal e o maior trabalho do menino” (Fernandes, p.44).
Figueiredo, Manuel de Andrade de, Nova Escola ... Edição da Livraria Sam Carlos, Lisboa, [1973] 24x33 cm. XXIV-156-I págs. e 47 gravuras. Edição fac-similada. Restrita edição de 1100 exemplares numerados e assinados pelo editor.
Património Arquivístico

Actas do Conselho Superior de Instrução Pública
O Conselho Superior de Instrução Pública, criado em 1835, foi um Órgão a quem estava cometida a direcção da educação e instrução pública, o provimento de lugares de instrução pública, o governo e inspecção das escolas, as estatísticas escolares.
Os assuntos relacionados com estas actividades eram tratados nas sessões realizadas e, devidamente registados em actas. Estas actas são documentos manuscritos que se debruçam sobre os diferentes graus de ensino (criação de escolas ou de cadeiras) e aspectos relacionados com assuntos de pessoal (exoneração e jubilação de professores), só para dar dois exemplos.
A diversidade dos assuntos tratados constitui uma fonte de informação importante para os investigadores que se ocupam da História da Educação em Portugal.