V –
Uma Época de Instrução Popular
O quinto
capítulo é dedicado aos finais da década de 70 do século XIX e aos movimentos
de justiça social para as classes trabalhadoras que criaram estruturas para
fazer face às necessidades sentidas, entre as quais, o ensino.
Em
várias localidades surgiram cursos de alfabetização e cursos profissionais
promovidos pelas Associações de Instrução Popular, as Mútuas, os Centros
Republicanos, entre outros. Neste contexto inserem-se a Voz do Operário em Lisboa e a Sociedade
de Instrução no Porto. Várias entidades empregadoras passaram a possuir
creches, infantários e mesmo escolas primárias.
A
partir de 1882, começaram a surgir os primeiros Jardins-Escola que terão o seu
ponto alto em 1911 quando a Associação
dos Jardins-Escola João de Deus fundou a primeira escola infantil. A base
pedagógica seria a de João de Deus e a conceção arquitetónica de Raul Lino.
No que
respeita ao ensino primário, o grande acontecimento foi a adoção da Cartilha Maternal de João de Deus em
1876. Os edifícios escolares não acompanharam esta evolução e o projeto de
criação de uma Escola Nacional pelo Método de João de Deus foi reconvertido nas
Escolas Móveis pelo Método João de Deus.
Fonte: BEJA, Filomena, et al.
Muitos Anos de Escolas – Volume I –
Edifícios para o Ensino Infantil e Primário até 1941. Lisboa, Ministério da
Educação – Direção-Geral da Administração Escolar, 1990.
MJS
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