2025/07/10

Muitos Anos de Escolas – Volume II – Edifícios para o Ensino Infantil e Primário – Anos 40 – Anos 70 – Capítulo II – Os Edifícios dos Centenários (Parte I)

 

(Imagem da capa do Mapa Definitivo das Obras das Escolas Primárias - Plano dos Centenários)


 

II – Os Edifícios dos Centenários

    1. A Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias

    2. Os Novos Projetos

 

Em 1943 foram distribuídos 500 exemplares do Mapa Definitivo das Obras de Escolas Primárias: Plano dos Centenários junto dos Governos Civis, Juntas de Província e Câmaras Municipais. Procedeu-se igualmente à implementação de um Questionário que deveria ser preenchido pelos Municípios e que permitiu avaliar as condições locais para iniciar as construções.

Para dar resposta ao tratamento administrativo de todas estas questões, foi criada a Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias. Em 1944 deu-se inicio à I Fase do Plano dos Centenários. Os planos tipo inicialmente previstos foram reapreciados, baseando-se nas mesmas plantas e obedecendo a dois tipos: edifícios para um só sexo ou edifícios com separação para os dois sexos. A economia de construção esteve subjacente a este planeamento, reduzindo-se os pormenores arquiteturais à exceção da “chaminé algarvia” que caraterizou o Tipo Alentejo.

No que respeitou à Direção dos Edifícios Nacionais do Norte, a cargo do Arquiteto Manuel Fernandes de Sá, os projetos foram os seguintes:

 

(Imagem dos Projetos Aprovados em 1944 do Arquiteto Manuel Fernandes de Sá)

 

(Peças desenhadas dos edifícios de 1 Sala Tipo Douro - Granito e Douro Tijolo (lado esquerdo) e do Tipo Minho- Granito e Minho-Xisto (lado direito)


(Peças desenhadas dos edifícios de 2 Salas, 2 sexos - Tipo Douro - Granito e Douro Tijolo (lado esquerdo) e do Tipo Minho- Granito e Minho-Xisto (lado direito)




Fonte: BEJA, Filomena, et al. Muitos Anos de Escolas – Volume II – Edifícios para o Ensino Infantil e Primário – Anos 40 – Anos 70. Lisboa, Ministério da Educação – Departamento de Gestão de Recursos Educativos, 1996.

MJS


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