2024/01/08

EEE - Níveis de Ensino: Ensino Superior – Reconhecimento Mútuo Automático de Qualificações de Ensino

 

(Imagem retirada do site do EEE)


É fundamental promover o reconhecimento mútuo automático de qualificações de ensino superior, de ensino e formação secundários, e de resultados obtidos durante períodos de aprendizagem no estrangeiro. Com a recomendação do Conselho, os Estados-Membros da UE assumem um compromisso político no sentido de tomar medidas para introduzir o reconhecimento automático até 2025.

O Processo de Bolonha procura conferir mais coerência aos sistemas de ensino superior em toda a Europa. Estabeleceu o Espaço Europeu do Ensino Superior para facilitar a mobilidade dos estudantes e do pessoal, fazer com que o ensino superior seja mais inclusivo e acessível e tornar o ensino superior na Europa mais atrativo e competitivo a nível mundial.

No âmbito do Espaço Europeu do Ensino Superior, todos os países participantes se comprometeram a:

- introduzir um sistema de ensino superior de três ciclos, que consiste em estudos de licenciatura, mestrado e doutoramento;

- assegurar o reconhecimento mútuo das qualificações e dos períodos de aprendizagem no estrangeiro concluídos noutras universidades;

- aplicar um sistema de garantia da qualidade, a fim de reforçar a qualidade e a relevância da aprendizagem e do ensino.

A reforma de Bolonha é fundamental para criar a confiança necessária para a mobilidade para fins de aprendizagem bem sucedida, a cooperação académica transfronteiras e o reconhecimento mútuo dos períodos de estudo e das qualificações adquiridas no estrangeiro. Reforçar a qualidade e a relevância da aprendizagem e do ensino é também uma missão fundamental do Processo de Bolonha.

A Comissão, juntamente com as autoridades nacionais, as instituições de ensino superior, os estudantes e outras partes interessadas, desencadeou uma cooperação mais intensa e estruturada entre as instituições de ensino superior europeias. O Processo de Bolonha, foi a resposta dos governos nacionais aos desafios decorrentes da mobilidade dos estudantes e licenciados europeus.

Os Ministros da Educação adotaram também o Comunicado de Paris, cuja visão preconiza:

- uma abordagem inclusiva e inovadora da aprendizagem e do ensino;

- uma cooperação transnacional integrada no domínio do ensino superior, da investigação e da inovação;

- a garantia de um futuro sustentável através do ensino superior.

O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) é um instrumento do Espaço Europeu do Ensino Superior para tornar os estudos e os cursos mais transparentes. O ECTS ajuda os estudantes a deslocar-se entre países e a obter o reconhecimento das suas qualificações académicas e dos períodos de estudo no estrangeiro.

O sistema permite que os créditos adquiridos numa instituição de ensino superior sejam contabilizados para a obtenção de uma qualificação noutro estabelecimento. Os créditos ECTS representam uma aprendizagem com base em resultados de aprendizagem concretos e no respetivo volume de trabalho. 

A Comissão também financia projetos e divulga boas práticas no domínio da educação para migrantes e refugiados. Entre as numerosas iniciativas que coordena, os aspetos das competências linguísticas e do reconhecimento das qualificações, nomeadamente das qualificações obtidas fora da UE, são fundamentais.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


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