2019/07/19

Instrumentos de Medida no Museu Virtual da Educação - IV


Instrumentos de medida no Museu Virtual da Educação – atmosfera terrestre


A meteorologia tem como objeto de estudo a atmosfera terrestre, os processos atmosféricos e a previsão do tempo. Nesta área é imprescindível o registo de dados e medição das condições atmosféricas através de vários instrumentos.
Termómetro
ME/346330/45
Podemos, assim, referir alguns equipamentos meteorológicos mais comuns, como é o caso do termómetro, que permite medir a temperatura e as suas alterações. O mais comum é o termómetro de mercúrio, consistindo num tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) numa das extremidades, contendo mercúrio.
 
O barómetro é utilizado para efetuar leituras de pressão atmosférica. O modelo aqui apresentado é constituído por uma caixa rectangular em madeira, à qual está fixo o barómetro. Na parte inferior existe um reservatório cilíndrico para conter o mercúrio. Do reservatório ergue-se um tubo capilar, fechado superiormente. Está graduado de 630 a 800 mmHg.



O anemómetro tem como função efetuar a medição da velocidade do vento. Este modelo é um anemómetro de Richard, constituído por uma base em metal. Da base eleva-se um eixo vertical, que produz movimentos de rotação, no topo do qual estão inseridas quatro conchas hemisféricas. O rotor acciona um mecanismo onde é instalado um sensor eléctrico. A vantagem deste sistema é a sua independência relativamente à direcção do vento e consequentemente é independente de um dispositivo de
Anemómetro
ME/400634/103
alinhamento.
O higrómetro de Daniell é um instrumento que permite medir as temperaturas da saturação do ar exterior e determinar o estado higrométrico do ar. É constituído por uma caixa de madeira, onde se fixa um termómetro, e por um tubo de vidro recurvado duas vezes em ângulo reto que termina em esfera nas duas extremidades. No interior de uma delas existe um termómetro e éter, enquanto a outra esfera é coberta por gaze.

Existem outros tipos de higrómetros, mais simples, muitas vezes apelidados de higrómetros de cabelo, que medem a humidade presente na atmosfera. São utilizados principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de humidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios.
Higrómetro
ME/346779/95
O pluviómetro é outro instrumento de grande valia no que respeita à obtenção de dados relativos à precipitação. Consiste geralmente num recipiente utilizado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos precipitados durante um determinado período de tempo e num determinado local.

ME/346330/56
O termógrafo destina-se a medir e a registar a temperatura, baseado no emprego de um tubo de cobre, recurvado, de secção elíptica, quase plana. Este tubo, cujas dimensões variam com a sensibilidade do aparelho, está hermeticamente fechado e cheio de um liquido de difícil congelação. A dilatação do líquido obriga a distender-se o tubo que, tendo uma das extremidades fixa e outra ligada a um ponteiro provido de um estilete, poderá registar as variações de temperatura sobre um cilindro com movimento de relojoaria. O papel que envolve o cilindro é quadriculado, representando as linhas horizontais as horas dos diferentes dias da semana e as verticais as temperaturas. É uma instrumento fundamental na recolha de dados metereológicos.

 


Bibliografia:  
Museu Virtual da Educação (2013) [em linha].
[Consulta: 28 de Novembro de 2013]

Museu da Física da Escola Secundária Alexandre Herculano (2013) [em linha].
[Consulta: 28 de Novembro de 2013]

Professor Bruce Mattson - Creighton University (2013) [em linha]
[Consulta: 28 de Novembro de 2013]

Michigan Technological University. Department of Chemistry (2013) [em linha].
[Consulta: 28 de Novembro de 2013]

Baú da Física e Química. Instrumentos antigos de Física e Química de escolas secundárias em Portugal (2013) [em linha]
[Consulta: 28 de Novembro de 2013]



MJS

Sem comentários: