2020/07/22

Alguns do melhores museus ... em Braga


Braga tem enorme beleza e riqueza patrimonial, aliando o conservadorismo e tradição à juventude e criatividade. Possui 2000 anos de história e uma inovação verdadeiramente revitalizante.

O museu encontra-se integrado no Palácio dos Biscaínhos, cuja construção se iniciou em 1712. Através das coleções de artes decorativas que incluem mobiliário, ourivesaria, cerâmica, pintura, entre outros, podemos estimar a vivência da nobreza durante o século XVII a XIX.

Este museu situa-se no local exato onde Mumadona instalou um mosteiro no século X. O espaço ocupado pertencia à Colegiada e possui coleções que incluem o período medieval, prolongando-se até ao século XVIII que incluem o cálice de D. Sancho I ou o loudel que D. João I usou na Batalha de Aljubarrota.

Como o nome indica, trata-se da casa onde viveu Camilo Castelo Branco, entre 1863 e 1890. Esta é a maior memória viva de Camilo, onde foram escritas a maior parte das suas obras.

É um dos museus mais relevantes em Portugal ao nível das coleções de arqueologia e arte sacra, bem como das Belas Artes. Inclui uma galaria dedicada ao pintor Henrique Medina.

Inaugurado em 1999, aqui se pode consultar uma base de dados de imagens provenientes do Arquivo Aliança e Arquivo Pelicano, entre outros. Há vários workshops e exposições temporárias.

Está integrado na Catedral de Braga, na antiga Casa do Cabido. O seu acervo tem inúmeras peças de arte sacra, recolhidas ao longo de mil anos de vida cristã.

MJS



2020/07/20

Exposição virtual: "Mapas climáticos do mundo"


O tema desta exposição são mapas climáticos do mundo. Um mapa é, por definição, uma representação gráfica de um elemento na superfície da Terra. Neste caso, trata-se basicamente de um mapa convencional com zonas climáticas identificadas com cores diferentes. A legenda ajuda a identificar cada zona. Por clima, entende-se o padrão climático dominante numa determinada zona e num determinado período de tempo.
Para além do clima, este tipo de cartografia pode indicar outros fatores como a temperatura, a precipitação, a variação sazonal, os ventos, as correntes marítimas, entre outros. Da mesma forma, também permitem reconstituir climas passados e obter orientações para a evolução no futuro próximo.
Foram definidos vários sistemas de classificação climática, sendo o mais utilizado o de Wladimir Peter Köppen (1846 – 1940), geógrafo, meteorologista, climatólogo e botânico alemão que é considerado o precursor da meteorologia moderna. O seu sistema baseava-se na temperatura e na precipitação média anual, estabelecendo uma relação estreita com a vegetação.
A maior parte dos mapas apresentados são da autoria de Rudolf Oskar Robert Williams Geiger (1894 – 1981), meteorologista e climatologista alemão. Foi um dos fundadores da micromateorologia e da classificação climática de Köppen-Geiger, ou seja, o estudo dos efeitos dos fatores meteorológicos e climáticos à escala local.
Os mapas que integram esta exposição apresentam temas bastante diversos: relações climáticas; a variação da pressão atmosférica e os ventos no mês de julho em todo o mundo; precipitação média anual; ou até o transporte de calor pelas correntes marítimas. De grande valor cientifico e pedagógico, estes mapas constituem uma parte bastante importante do espólio do Museu Virtual da Educação.

ME/342555/106
Mapa climático : "World-Relations Climate"
Escola Básica 2/3 Pedro de Santarém

Mapa da colecção Philip´s Series of Comparative Wall Atlases que servia como material de apoio à disciplina de Geografia. Apresenta as relações climáticas entre os vários países do mundo, numa escala de cores do azul ao laranja.

ME/346779/141
Mapa climático: "Die atmosphäre der erde, 4. Mittlere Luftdruck und Winde im Juli/ Mean Air Pressure and Winds in July"
Escola Secundária com 3.º Ciclo Clara de Resende

Mapa colorido representando a variação da pressão atmosférica e os ventos no mês de julho em todo o mundo - Escala 1: 30 000 000, utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Geografia. Em duas línguas (alemão e inglês) apresenta uma legenda na zona central, em baixo, onde se pode observar uma escala colorida. Ao lado, contém uma nota explicativa onde se refere que o mapa representa as linhas de pressão em milibares (mb), durante o mês de julho. No mar as setas indicam os ventos dominantes e a sua intensidade, durante este mês.

ME/346779/278
Mapa climático: "Die atmosphäre der erde, 5. Jährlicher Niederschlag/ Mean Annual Precipitation"
Escola Secundária com 3.º Ciclo Clara de Resende


Mapa colorido representando a precipitação média anual em todo o mundo - Escala 1: 30 000 000, utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Geografia. Em duas línguas (alemão e inglês) apresenta uma legenda na zona central, em baixo, onde se pode observar uma escala colorida em milímetros (0 a 8000 mm) e em polegadas (0 a 315.0 inch.). Ao lado, contém uma nota explicativa onde se refere que o mapa representa as linhas da precipitação média anual, em milímetros, durante um ano com valores considerados "normais".

ME/400117/269
Mapa climático: "Klima der erde - Climate of the earth"
Escola Secundária D. Pedro V


O mapa servia para ilustrar as matérias de História/Geografia. Trata-se de um mapa multicolor onde se apresentam aspetos climáticos da Terra, a uma escala de 1: 16 000 000.

ME/400180/35
Mapa climático: "Die Atmosphäre der Erde - 2 - Wärmetransport Durch Meresströmungen - Heat transport by ocean currents"
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte

Mapa colorido representando o transporte de calor através das correntes marítimas em todo o mundo - Escala 1: 30 000 000, utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Geografia. Apresenta uma legenda, em alemão e inglês, na zona inferior, com a indicação de cores e respetiva correspondência de calor transportado. Os tons vão do azulado ao rosa forte. São visíveis as indicações da velocidade das correntes, e a identificação dos países/ zonas geográficas através de uma numeração.

ME/400403/24
Mapa climático: "Erde, Luftdruck und Winde / World, Pressure and Winds"
Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Professor Reynaldo dos Santos

Mapa com a pressão atmosférica e ventos, utilizado para ilustrar a matéria de Geografia. Tratamento multicolor da temperatura das correntes marítimas. Escala - 1: 30 000 000.

MJS