2014/10/15

Peça do mês de outubro


Efusiómetro de Bunsen
Instrumento utilizado nas aulas de Física. Trata-se de um tubo de vidro ligado por um tubo de borracha a uma ampola esférica instalada num suporte de ferro. O tubo de vidro tem torneira superior e, dentro dele, um flutuador em forma de ampulheta. Pertencem-lhe 3 tubos de vidro com orifício fino para efusão dos gases, que se encontram numa caixa de plástico. Todo o dispositivo assenta numa base metálica. Está inventariado com o número ME/401778/134 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Fonseca Benevides.
Robert Wilhelm Bunsen (1811 – 1899) foi um cientista alemão. Nasceu numa família de académicos e estudou química na Universidade de Gottingen. Professor em diversas universidades, desenvolveu várias investigações experimentais sobretudo na área da análise de elementos químicos.
Vários foram os aparelhos inventados por Bunsen, nomeadamente o chamado “bico de Bunsen” que se destinava ao aquecimento de substâncias por combustão de gás, desenvolvido a partir de um dispositivo de Michael Faraday: estava aberto o caminho da espetroscopia química. Foi então possível observar as linhas de emissão espectral do rubídio e do césio, elementos descobertos pelo cientista em parceria com Gustav Kirchhoff.
Este investigador deu o seu nome a outros instrumentos, tal como o referenciado Efusiómetro de Bunsen, um aparelho que permite determinar a densidade de um gás através da medição da sua velocidade de escoamento através de um orifício. O fotómetro de Bunsen também foi inventado por ele e permitia comparar intensidades luminosas.
Bunsen foi mentor de várias figuras de destaque na área das ciências como é o caso de Dmitri Mendeleev, Adolf von Baeyer, Fritz Haber e Philipp Lenard.