O Quadro Estratégico definiu sete
objetivos para serem alcançados.
Até
2025:
- pelo
menos 60 % dos recém-diplomados do EFP devem beneficiar de uma aprendizagem em
contexto laboral durante o período de ensino e formação profissionais;
- pelo
menos 47 % dos adultos na faixa etária entre os 25 e os 64 anos deverão
ter participado em ações de aprendizagem nos 12 meses anteriores.
Até
2030:
- menos
de 15 % de jovens de 15 anos com conhecimentos insuficientes de leitura,
matemática e ciências;
- menos
de 15 % dos alunos do oitavo ano com insuficiente literacia informática;
- pelo
menos 96 % das crianças entre os 3 anos e a idade de escolaridade obrigatória
na educação e acolhimento da primeira infância;
- menos
de 9 % dos alunos a abandonar precocemente o ensino e a formação;
- pelo
menos 45 % dos jovens entre os 25 e os 34 anos com um diploma de ensino
superior.
A
cooperação irá processar-se da seguinte forma: até 2025, o quadro estratégico
manterá todos os métodos de aprendizagem interpares existentes entre os
Estados-Membros e as partes interessadas. Nomeadamente:
- grupos
de trabalho compostos por peritos nomeados pelos países e pelas principais
partes interessadas;
- atividades
de aprendizagem interpares organizadas por um Estado-Membro para dar a conhecer
as boas práticas seguidas a nível nacional ou para estudar um problema concreto
em conjunto com outros Estados-Membros;
- avaliações
interpares nas quais um grupo de Estados-Membros faculta orientações a outro
Estado-Membros sobre um desafio nacional específico;
- aconselhamento
interpares que reúne pares experientes de um pequeno número de administrações
nacionais para prestar aconselhamento sobre a conceção ou a execução de uma
política em resposta a um desafio nacional específico.
Paralelamente,
o Monitor da Educação e da Formação
dá conta dos progressos realizados na consecução das metas e dos indicadores
relacionados com a realização do Espaço Europeu
da Educação:
- reúne
um vasto leque de dados que ilustram a evolução dos sistemas nacionais de
educação e formação em toda a União Europeia (UE);
- mede
os progressos realizados pelos países na consecução dos objetivos a nível da UE
do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da
formação rumo ao Espaço Europeu da
Educação e mais além (2021-2030).
- analisa
os principais desafios em matéria de educação e a evolução recente das
políticas a nível nacional e da UE. Destaca medidas políticas que podem tornar
os sistemas educativos europeus mais reativos às necessidades da sociedade e do
mercado de trabalho.
A
análise incluída no Monitor da Educação e
da Formação contribui para a avaliação dos progressos socioeconómicos mais
vastos realizados pelos Estados-Membros através do processo do Semestre Europeu.
A Cimeira Europeia da Educação funciona
também como um fórum para os Estados-Membros e as partes interessadas
cooperarem e trocarem boas práticas em matéria de política de educação e
formação.
Fonte:
https://education.ec.europa.eu/pt-pt
MJS