2019/06/12

Exposição: "O Pêndulo no Museu Virtual de Educação"

O pêndulo é um dispositivo utilizado em estudos de mecânica, para o estudo da força peso e do movimento oscilatório. Consiste, na sua forma mais simples, numa massa presa a um fio que oscila em torno de um ponto fixo. O movimento pendular foi amplamente estudado por Galileu.

Existem vários tipos de pêndulos no Museu Virtual da Educação, com diferentes formatos e funções.

ME/152481/108
Pêndulo de âncora

Instrumento científico utilizado nas aulas de física para demonstrar o funcionamento de um relógio de pêndulo. É formado por um pêndulo simples metálico, que se liga pelo seu eixo a uma peça em forma de âncora, cujas extremidades recurvadas se adaptam, alternadamente, aos dentes de uma roda. Esta roda encaixa centralmente num cilindro metálico, ao qual se enrola um fio, que ao ser puxado por ação de um peso ou outra força, lhe imprime um movimento de rotação que é transmitido a todo o mecanismo do instrumento. A oscilação constante do pêndulo devesse ao facto de estar conectado à âncora que serve de regulador, ao prender alternadamente os dentes da roda, de forma cadenciada.


ME/402436/1426
Pêndulo em cruz

Instrumento utilizado nas aulas de Física, formado por quatro hastes metálicas que se encontram unidas ao centro formando uma cruz. As hastes estão presas a uma estrutura formada por dois pinos de metal que assentam num tripé.

ME/400129/113
Pêndulo de Foucault

Constituído por um fio preso a uma elevação metálica, tendo suspenso um corpo com determinada massa. Submetendo esse corpo à ação de um momento torsor com a direção do eixo e abandonando-o em seguida, o corpo fica sujeito a forças que o fio exerce sobre ele ficando a oscilar, em primeira aproximação, com um movimento oscilatório harmónico, para um e para outro lado da posição de equilíbrio.


ME/346330/21
Pêndulo de Newton

Instrumento científico utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. O Pêndulo de Newton é um dispositivo utilizado no estudo dos movimentos dos corpos, como a quantidade de movimento e conservação de energia. É construído a partir de uma série de pêndulos (normalmente 5) adjacentes uns dos outros. Cada pêndulo está anexado a uma armação por duas cordas de igual comprimento e ângulos opostos formados entre estas, restringindo os movimentos do pêndulo ao mesmo plano. Se essas cordas não fossem iguais em comprimento, as bolas ficariam desequilibradas. O comportamento do pêndulo decorre da conservação do momento e da energia apenas no caso de dois pêndulos. Na verdade, se houver n pêndulos existem também n velocidades desconhecidas para serem calculadas a partir das condições iniciais. Uma outra condição para o resultado observado é que uma onda de impacto deve se propagar livre de dispersão por entre a cadeia de bolas.

ME/401766/15
Pêndulo gravítico

Pêndulo gravítico constituído por um suporte retangular, no qual está montada uma haste em ângulo reto. Esta serve de suporte a três esferas de alumínio, latão e plástico.


ME/346779/329
Conjunto de pêndulos oscilantes

Aparelho composto por dois pêndulos metálicos oscilantes, de forma circular, suspensos de um suporte vertical em forma de T, que se encontra fixo a uma base retangular de madeira.