2013/04/08

Peça do mês de abril



Conjunto de utensílios cirúrgicos

Caixa com instrumentos cirúrgicos elaborados nas oficinas da escola por alunos. Segundo a informação recolhida localmente, foram utilizados por Egas Moniz (1875 – 1955) na intervenção que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina em 1949, partilhado com Walter Rudolf Hess. Está inventariado com o número ME/403003/109 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Soares de Basto.
A Escola Secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, foi criada em 1927, como Escola de Artes e Ofícios. A iniciativa da construção deveu-se a Bento Carqueja e foi paga com parte do dinheiro deixado em testamento por Francisco Alves Soares Basto. O montante que restou destinou-se ao financiamento da educação de crianças com dificuldades económicas e à construção de uma Escola Primária em Palmaz, Oliveira de Azeméis.
Entre 1930 e 1948, a Escola passou a designar-se Escola Industrial e de 1948 a 1979, Escola Industrial e Comercial de Oliveira de Azeméis. Com a extinção do ensino industrial em 1978, alterou o nome para Escola Secundária de Oliveira de Azeméis, e em 1998, passou a adotar o nome do patrono, Soares Basto.
Os objetos museológicos relacionados com a investigação em medicina adquirem uma importância cada vez maior, permitindo aferir o estado da ciência e da técnica da época em que foram manufaturados. Em Portugal fabricam-se instrumentos cirúrgicos desde a época de D. José I. O exemplar apresentado, elaborado por alunos da área de serralharia da Escola Secundária Soares de Bastos é bastante representativo da dinâmica de inovação relativa aos instrumentos científicos.
Podemos referir, entre os núcleos museológicos mais destacados nesta área, o património do Museu da Faculdade de Medicina de Lisboa. Aqui se incluem desde publicações antigas relacionadas com a anatomia até alguns instrumentos da autoria de Egas Moniz, como é o caso de um exemplar de uma seringa ou da primeira angiografia cerebral. Não podemos deixar igualmente de referir alguns aparelhos inventados por Reynaldo dos Santos (1880 – 1970).
No Porto existe o Museu de História da Medicina Maximiano Lemos, criado em 1933 que inclui instrumentos científicos e um rico espólio bibliográfico.

História da Escola secundária Soares de basto

Bibliografia e informação adicional:





MJS