2016/08/17

Peça do mês de agosto

Piano
Instrumento musical utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Música. Trata-se de um piano de cauda, testemunho da importância que a música ocupava no espaço escolar. O piano é um instrumento de percussão em que som é produzido quando os martelos tocam nas cordas, ativados através do teclado.
Está inventariado com o número ME/401109/870 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Camões.
O piano, semelhante ao que conhecemos atualmente, foi referenciado em 1711 quando da sua apresentação em Florença por Bartolomeo Cristofori. A produção do som é feita através de peças em madeira cobertas por feltro (martelos) que são ativadas pelo teclado (constituído por cerca de 88 teclas) e que tocam em cordas que estão presas a uma estrutura. A vibração da corda, após ser premida, produz o som.
O piano é um instrumento versátil que pode apresentar duas versões: piano de cauda e piano vertical. No caso do primeiro, a armação e cordas estão colocadas horizontalmente, o que faz com que ocupe um espaço bastante considerável, entre 1.80 e 3 metros, sendo mais adequado para salas de espetáculos ou para espaços com áreas de grandes dimensões.



MJS