2020/12/24

Património imaterial de Portugal: Dieta Mediterrânica

A dieta mediterrânica foi considerada património cultural da humanidade em 2010, inicialmente incluindo Espanha, Itália, Grécia e Marrocos. Em 2013 estendeu-se e Portugal, Chipre e Croácia. Não se limita apenas à alimentação, mas a um conjunto de conhecimentos, práticas de confeção, tradições, rituais de partilha de alimentos e símbolos, comuns aos países que circundam o mar Mediterrâneo.

Trata-se de um tipo de alimentação saudável, sustentável, com baixo consumo de água e escassa libertação de dióxido de carbono. Os produtos frescos, locais e sazonais são os grandes responsáveis pela riqueza nutricional em consonância com as estações do ano e os ritmos próprios da natureza: leguminosas, produtos hortícolas, fruta fresca (citrinos, damascos, ameixas, romãs…) e frutos secos, azeite, cereais, peixe, laticínios, vinho e moderado consumo de carne.

O momento da refeição é, assim, um momento de partilha, comunicação, reforço de laços familiares, de coesão de grupo ou de comunidade. O ato de comer torna-se, assim, um ato cultural de transmissão de valores. Em festas e comemorações, a dieta mediterrânica também está presente, unindo pessoas de várias gerações e estratos sociais.

Apesar das diversidades regionais, há uma unidade na dieta mediterrânica que remonta à antiga Grécia. Os países do Mediterrâneo partilham um clima e biodiversidade semelhante, uma história baseada no desenvolvimento urbano e no comércio, o que que permitiu o desenvolvimento de valores e de um estilo de vida que ainda hoje permanece.

A mulher desempenha aqui um papel fundamental e aglutinador na salvaguarda de técnicas culinárias e na preservação das tradições gastronómicas e sazonais. Transmitem os rituais próprios de cada estação e de cada celebração às gerações vindouras.


Não podemos esquecer as áreas diretamente ligadas a esta tradição como é o caso do artesanato através do fabrico de recipientes para conservação e consumo de alimentos. Também os mercados locais, com os alimentos e produtos próprios de cada região, são locais de transmissão da tradição da dieta mediterrânica.

Desta forma, a maneira como se come está intimamente ligada a todos os aspetos da vida social, trabalho e família. Apesar do consumo de alguns alimentos comuns, existem variantes da dieta mediterrânica tendo em conta o espaço físico, a religião e os valores das várias sociedades. 

Para saber mais consulte o site da UNESCO

MJS


2020/12/21

Exposição Virtual: "Representações da Sagrada Família no Museu Virtual da Educação"

Sagrada Família é um termo utilizado para designar a família de Jesus, composta por três elementos: Maria, José e Jesus. O Presépio é a representação do nascimento de Cristo, incluindo, portanto, a Sagrada Família. A palavra tem origem hebraica e significa, manjedoura ou estábulo. Segundo a Bíblia, José e Maria dirigiam-se para Belém, na Judeia, no sentido de efetuarem o recenseamento obrigatório. Não encontrando local onde pernoitar, ficaram num pequeno estábulo onde nasceu o Menino.

A recriação deste momento através de pequenas figuras tornou-se uma tradição na época natalícia. Admite-se que o primeiro Presépio tenha sido elaborado em argila por S. Francisco de Assis em 1223, como forma de explicar aos fieis o nascimento de Cristo. A partir da Idade Média o costume espalhou-se por várias Igrejas na Europa e, no século XVIII, chegou às casas comuns. Em Portugal o Presépio tem uma forte tradição e é formado por diversas figuras para além da Sagrada Família e os Reis Magos: pastores, lavadeiras, moleiros e seus moinhos, entre muitos outros.

Tendo caído em desuso no início do século XX, o Estado Novo recuperou esta tradição e deu às figuras um simbolismo muito próprio: os animais representam a simplicidade do local do nascimento de Jesus; os Anjos anunciam a chegada do Salvador; os pastores representam o povo, pois Deus acolhe qualquer ser humano sem distinção social; os Reis Magos, guiados pela Estrela, representam os povos pagãos e as diferentes raças numa alusão à universalidade da religião cristã.

Nesta exposição encontram-se várias representações do presépio e da Sagrada Família em materiais e formatos bastante distintos: a representação clássica em argila, o mosaico, o azulejo ou a pintura são alguns dos exemplos.

 

Conjunto Escultórico

ME/400348/70

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho


Grupo escultórico não aglomerado constituído por três esculturas de vulto em barro policromado, representando Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, ou seja, o Presépio. Nossa Senhora está representada sentada, sobre as pernas. O rosto está levemente inclinado para a direita e voltado para baixo. Braços descaídos, antebraços apoiados sobre as coxas e mãos abertas, ligeiramente levantadas. Enverga vestido castanho-tijolo e manto azul-cinza, com reflexos dourados, fechado e com um capuz que deixa ver cabelo castanho descaído até aos ombros. Sobre a cabeça e fixo na parte posterior do manto, ostenta auréola dourada representada em forma de círculo compacto. São José está representado apoiado sobre o joelho esquerdo e com a perna direita fletida. O rosto apresenta-se inclinado para a frente. Tem cabelo castanho, curto à frente descaindo sobre o pescoço, atrás. Tem barba e bigode. As mãos apresentam-se sobrepostas (a direita sobre a esquerda). Enverga túnica verde com reflexos dourados que cai até aos pés, deixando a descoberto os dedos do pé direito. Sobre a túnica, há um manto castanho, com reflexos dourados, preso no decote. Fixa sobre a parte posterior, ostenta uma auréola dourada, em forma de círculo compacto. O Menino Jesus está representado deitado, com as pernas fletidas e as mãos sobrepostas (esquerda sobre a direita) sobre o peito. Tem os olhos fechados e a cabeça levemente inclinada para a direita. O cabelo é castanho e curto. Apresenta, ainda, fixa na parte posterior da cabeça, uma auréola em forma de círculo compacto. O corpo está envolto numa faixa, disposta em diagonal, deixando a descoberto os braços e uma das pernas.

 

Bordado

ME/400968/18

Escola Secundária Aurélia de Sousa


Trabalho escolar realizado no âmbito do curso de Formação Feminina e solicitado para exposições noutras escolas. Trata-se da representação de um presépio de inspiração Bizantina executado sobre tecido de lã e decorado com fios de lã com os pontos pé de flor, cadeia, cheio, areia e fantasia.

 

Fotografia

ME/400270/267

Escola Secundária Jácome Ratton


Imagem tomada em interior de um presépio. Em primeiro plano observam-se as figuras de S. José, da Virgem Maria e do Menino colocadas numa cabana coberta por palhas, tendo em frente os três Reis Magos e pastores. Por detrás encontra-se uma pintura representando um vale onde corre um rio, tendo em fundo montanhas e uma cidade. O céu encontra-se estrelado ressaltando uma estrela de maiores dimensões emitindo raios de luz. O enquadramento lateral é feito por desenhos, representando elementos arbóreos parcialmente encobertos por uma cortina de palco. Cor: monocromática; Polaridade: positivo; Tipo: opaca; Orientação: horizontal.

 

Painel de mosaicos

ME/401330/52

Escola Secundária D. Luísa de Gusmão


Painel decorativo em mosaico de inspiração bizantina, onde surge representada a Sagrada Família. Maria está sentada num banco, com o Menino ao colo e José surge ao seu lado. Ladeando as figuras principais estão várias figuras que trazem oferendas ao Salvador. 

 

Painel de azulejos

ME/402163/192

Escola Secundária Marquês de Pombal


Painel de azulejos (9 x 8), policromado, com campo e cercadura da autoria de Leopoldo Battistini. Representa o presépio: a Sagrada Família à entrada de uma gruta com os três Reis Magos em adoração e fazendo as suas oferendas, vários personagens em redor, cavalos e dois camelos ao fundo.

 

Pintura

ME/402163/97

Escola Secundária Marquês de Pombal


Representação a pastel da Adoração dos Pastores da autoria de Leopoldo Battistini. Sobre um fundo de paisagem, surge em primeiro plano do lado esquerdo, o interior do estábulo com a representação da Sagrada Família. O menino Jesus está ao colo da Virgem abrindo os braços em direção aos pastores. Dois dos pastores estão ajoelhados e têm oferendas nas mãos. Outro pastor, está de pé e toca gaita-de-foles. Em segundo plano surge a manjedoura com uma vaca e um burro.


MJS