2023/11/16

Peça do mês de novembro/2023

 


Rosa do Deserto

 

Espécime utilizado para observação nas matérias de Geologia. Integra uma grande coleção da Escola, com espécimes maioritariamente recolhidos pelos alunos e professores. Encontra-se acondicionado numa caixa sem tampa.

A peça está inventariada com o número ME/400208/327 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo.


MJS

 

2023/11/13

Exposição Virtual: "O coração e o sistema circulatório"

 

O coração é um órgão muscular cuja função é bombear o sangue através de veias e artérias, permitindo a sua circulação no corpo humano fornecendo oxigénio e nutrientes e eliminando resíduos metabólicos. Situa-se na cavidade torácica, entre os pulmões. Está dividido em quatro cavidades, sendo as da zona superior denominadas aurículas e as da parte inferior, ventrículos.

O sistema circulatório é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos e funciona através de dois tipos de circulação. A circulação sistémica ou grande circulação é realizada entre o coração e o resto do corpo humano: o sangue oxigenado parte do ventrículo esquerdo e, através da artéria aorta, chega a todo o organismo, realizando diversas trocas de substâncias. O sangue volta ao coração pela veia cava. A circulação pulmonar ou pequena circulação é realizada entre o coração e os pulmões.

O coração é conhecido desde a Antiguidade, embora a sua função não fosse completamente entendida. No século II, Galeno foi o primeiro a distinguir o sangue venoso do sangue arterial. Apesar de algumas descobertas, só com William Harvey se conseguiu descrever de forma precisa a circulação sanguínea.

As doenças cardiovasculares têm sido uma das causas de morte mais comuns provocadas por excesso de peso, falta de exercício físico, tabaco, hipertensão, colesterol ou diabetes. Como tal o estudo deste órgão reveste-se da maior importância. Nesta exposição são apresentados vários modelos anatómicos desmontáveis, para um conhecimento mais profundo deste tema, bem como imagens parietais ilustrativas.


Modelo anatómico de coração

ME/342129/12

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Modelo do coração decomponível em várias partes, utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais.


Modelo anatómico de coração

ME/346779/149

Escola Secundária com 3º Ciclo Clara de Resende

Modelo de coração humano, utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais. Constituído por várias peças desmontáveis, permite visualizar a composição deste órgão e o seu modo de funcionamento. O modelo pode ser colocado no topo de uma haste que assenta numa base quadrangular para melhor visualização.


Imagem parietal do corpo humano/Coração

ME/400208/115

Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo

Quadro que representa pormenorizadamente um coração. É composto por uma imagem central, bastante ampliada deste órgão, com corte transversal. Em baixo surgem mais duas imagens do coração, em duas posições diferentes.


Modelo anatómico de coração

ME/400798/133

Escola Secundária Almeida Garrett

Modelo anatómico do coração humano, composto por artérias, veias, aurícula direita e esquerda, parede cardíaca, músculo cardíaco, válvulas, átrios e ventrículos, montado sobre eixo e base de madeira. Utilizado como material de apoio didático nas aulas de Ciências Naturais/Biologia.


Imagem parietal do corpo humano/Coração

ME/401857/642

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro era utilizado nas aulas de Ciências Naturais, para apoio no estudo da anatomia humana (coração). O quadro apresenta cinco ilustrações a cores, sobre fundo claro. Em cima, à esquerda, está uma vista geral e externa do coração (I); à direita, encontra-se um corte longitudinal do mesmo (II); ao centro, encontra-se, visto de cima, um corte transversal do coração; ao fundo, à esquerda, e à direita, estão dois cortes longitudinais do coração, mostrando em pormenor as aurículas, os ventrículos, as artérias, o miocárdio, etc. (IV / V).


Modelo anatómico de coração

ME/402631/585

Escola Secundária Rainha D. Leonor

Modelo de coração humano, utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais. Constituído por várias peças desmontáveis, que permitem visualizar a composição deste órgão e o seu modo de funcionamento.


MJS