2021/08/19

Exposição Virtual: "O Egipto em diapositivos"

O Egipto é um país localizado o nordeste de África e o sudoeste da Ásia, através da Península do Sinai. Tem uma história riquíssima, sendo considerado por muitos o berço da civilização. É aqui que se localizam monumentos tão emblemáticos como as pirâmides de Gizé, a Esfinge, o Vale dos Reis, o Templo de Karnak, entre muitos outros. Esta herança cultural moldou a identidade nacional que absorveu igualmente diversas influências externas em virtude do contato direto com gregos, romanos, persas, árabes, otomanos, etc. Foi um dos primeiros centros do Cristianismo, mas acabou por ser islamizado no seculo VII. Governado por potências estrangeiras do século XVI ao século XX, O Egipto tornou-se independente em 1922. Com a Revolução de 1952, a nação tornou-se uma república. Durante todo o século XX assistiu a vários conflitos sociais e religiosos e a uma enorme instabilidade política. Atualmente continua a enfrentar vários desafios, sendo um deles a pobreza generalizada, o analfabetismo e o aumento populacional. As terras aráveis são escassas devido à predominância do deserto do Saara, escassamente povoado, que ocupa a maior parte do território. A população concentra-se assim nos grandes centros urbanos, onde as condições de vida se tornam bastante limitadas. Nesta exposição aborda-se a temática da vida quotidiana no Egipto, onde se dá destaque à componente humana e às tradições: os vendedores ambulantes, o trabalho dos camponeses, os jovens e os condutores de camelos. Provavelmente da década de 50, estes diapositivos são o espelho de uma sociedade profundamente arreigada aos seus costumes milenares.


Diapositivo

ME/401857/1256

Escola Secundária de Gil Vicente

O diapositivo era destinado a visualização coletiva nas aulas de História ou Geografia. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada uma imagem que representa vendedores ambulantes numa ruela de Alexandria. Avista-se, à esquerda e ao fundo, os primeiros andares de prédios com gelosias nas janelas e, em primeiro plano, expositores toscos com bugigangas e melancias. Um rapaz abriga-se debaixo de um guarda-sol e outro apresenta um chapéu típico do Egipto. Uma mulher, de costas, está vestida com as roupas compridas tradicionais do Médio-Oriente, com a cabeça tapada.


Diapositivo

ME/401857/1508

Escola Secundária de Gil Vicente

O diapositivo era destinado a visualização coletiva nas aulas de História e de Francês. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada uma imagem de Karnak, no Alto Egipto, mostrando uma parte do Templo de Amon, nomeadamente 7 colunas osiríacas.


Diapositivo

ME/402436/1872

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem típica do Egipto, onde se podem ver alguns habitantes numa ponte sobre o rio, montados nos seus camelos e acompanhados por burros. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa II - Secção 1, N.º 9768.

 

Diapositivo

ME/402436/1953

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de uma jovem Núbia a dançar, envergando um traje típico da região. Foto tirada em Luxor, Egipto. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa II - Secção 2, N.º 9744.


Diapositivo

ME/402436/2207

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de História ou Geografia. Trata-se de uma imagem onde podemos observar dois jovens egípcios, no Poço de José, no Cairo, Egipto. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 1, N.º 6317.


Diapositivo

ME/402436/2226

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de História ou Geografia. Trata-se de uma imagem onde podemos observar camponeses nas margens do Nilo, no Egipto. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 1, N.º 9721.


MJS

2021/08/16

Peça do mês de agosto

 


Pirómetro de quadrante

Instrumento utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física, para demonstração da dilatação. O pirómetro de quadrante mede a dilatação térmica linear de uma barra metálica, quando esta é introduzida nos orifícios de dois suportes verticais; uma das extremidades fixa-se por meio de um parafuso de pressão e a outra fica livre, indo empurrar, ao aquecer a barra, um ponteiro que se move num quadrante graduado. O aquecimento é feito através de um reservatório, situado entre os suportes, onde se faz arder álcool. O conjunto, suportes e reservatório, constitui uma só peça metálica, estando o quadrante e o ponteiro aparafusados à extremidade esquerda, quando a escala está virada para o observador.

Está inventariado com o número ME/ESAD/222 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Afonso Domingos.


MJS