2008/11/03

BAME nas Escolas


Inventário Museológico da Escola Secundária Pedro Nunes
A Escola Secundária Pedro Nunes foi criada em 11 de Novembro de 1911 com a designação de Liceu Central de Pedro Nunes, tendo sido um dos primeiros liceus da capital. Situada na Av. Álvares Cabral, num edifício de autoria do arquitecto Miguel Ventura Terra, esta escola incorporou ao longo dos anos importantes colecções de materiais didácticos que hoje são o testemunho das experiências educativas e sua evolução no decurso do século XX.
No âmbito do projecto de intervenção nas escolas secundárias levado a cabo pela Parque Escolar, EPE, o processo de inventariação do património museológico desta escola terminou no dia 14 de Outubro, tendo sido inventariados pela equipa da Parque Escolar um total de 413 objectos. Salienta-se que esta escola integra, desde 2004, o Projecto de Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação da Secretaria-Geral, tendo actualmente 1012 objectos inventariados, dos quais 256 estão disponíveis na aplicação MatrizWeb.
Neste contexto, a identificação dos objectos de valor museológico e a sua consequente inventariação decorreu sobretudo nas salas de aula e gabinetes que dispunham de quadros parietais.



Destes objectos, destacam-se algumas peças elaboradas pelos alunos no contexto das actividades pedagógico-didácticas.
Relativamente aos laboratórios de Física e Química, estão a ser inventariados pela equipa de professores afecta ao projecto acima citado, de onde se destaca o espólio deixado pelo professor-metodólogo Dr. Rómulo de Carvalho (1906-1997), docente neste liceu.
Legenda:
. Os portugueses no mundo
. Relógio de Sol. Horas de manhã horas de tarde
. Formação Territorial da Prússia