2023/06/15

Peça do mês de junho/2023

 



Fogão 

Fogão a gás de um bico. Trata-se de uma única peça que de um lado possui um suporte sobre um bico de fogão para pousar um determinado objeto para aquecimento, e que do outro possui um pequeno recipiente para o gás.

Está inventariado com o número ME/ESDJC/112 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária D. João de Castro.


MJS

2023/06/12

Educação e Monarquia: D. Afonso VI (1643 - 1683)

 

D. Afonso VI (1643 - 1683), “o Vitorioso”, era o filho de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão. À data da morte de D. João, em 1656, D. Teodósio, o filho mais velho e herdeiro do trono tinha falecido. D. Afonso tinha apenas 13 anos, pelo que a sua mãe ficou encarregue da regência do reino. Este monarca foi vítima de uma doença em criança e tinha problemas de saúde mental e física. A sua incapacidade governativa era visível e D. Luísa convocou um Conselho de Estado que deliberou o afastamento de D. Afonso e elegeu como rei o seu irmão D. Pedro.


(Imagem retirada da Internet)

No entanto, o Conde de Castelo Melhor, Luís de Vasconcelos e Sousa, tomou o partido de D. Afonso e afastou a regente. Durante o seu reinado teve de fazer face a várias investidas castelhanas em Portugal, com uma grande vitória portuguesa, o que valeu o cognome.

Em 1666, D. Afonso casou por procuração com D. Maria Francisca Isabel de Saboia. A rainha afastou o Conde Castelo Melhor e em 1667 D. Afonso abdicou do trono a favor do irmão. Em março de 1668, o casamento foi anulado e o rei foi exilado para Angra do Heroísmo. Regressou a Portugal em 1674 e foi preso no Palácio de Sintra, onde faleceu em 1683.

No que respeita a medidas educativas, não surgem referências: foi um reinado instável, com um monarca debilitado e deposto.