2024/01/18

EEE - Níveis de Ensino: Ensino e Formação Profissionais

 

(Imagem retirada do site do EEE)


O ensino e a formação profissionais (EFP) proporcionam competências essenciais que promovem o desenvolvimento pessoal, reforçam a empregabilidade e incentivam a cidadania ativa. O EFP impulsiona o desempenho das empresas, a competitividade e a investigação e inovação.

Na Europa, os sistemas de EFP contam com o apoio de uma rede bem desenvolvida que inclui as partes interessadas deste domínio. Estas redes são dirigidas em cooperação com os parceiros sociais (empregadores, sindicatos, etc.) no âmbito de diversos organismos (câmaras, comissões, conselhos, etc.).

O ensino e formação profissionais iniciais são, regra geral, ministrados no ensino secundário e no ensino pós-secundário, em contexto escolar ou laboral (centros de formação e empresas), antes de os jovens entrarem na vida ativa. As taxas de participação dos jovens variam entre 15% e mais de 70%, o que demonstra diferenças geográficas significativas.

No que respeita ao ensino e formação profissionais contínuos (EFP-C), tem início após a formação inicial ou o início da vida ativa. O seu objetivo é melhorar os conhecimentos dos trabalhadores e de os ajudar a adquirir novas competências, a fazer uma reconversão profissional e a prosseguir o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O ensino e a formação profissionais foram identificados como um domínio prioritário de cooperação no âmbito da iniciativa Espaço Europeu da Educação para o período de 2021-2030. Uma das metas a atingir até 2025, é pelo menos 60 % dos recém-diplomados do EFP beneficiarem da exposição à aprendizagem em contexto laboral durante o seu ensino e formação profissionais.

O ensino e a formação profissionais devem adaptar-se rapidamente às necessidades do mercado de trabalho e proporcionar oportunidades de aprendizagem de qualidade, tanto para os jovens como para os adultos.

A Declaração de Osnabrück de 2020 estabeleceu novas ações políticas para o período de 2021-2025 em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência:

- promover a resiliência e a excelência através de um EFP de qualidade, inclusivo e flexível;

- estabelecer uma nova cultura de aprendizagem ao longo da vida, realçando a importância do EFP-C e da digitalização;

- promover a sustentabilidade do EFP;

- desenvolver um espaço europeu da educação e da formação, bem como o EFP a nível internacional.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

2024/01/15

Peça do mês de janeiro/2024

 


Micrótomo

 

Equipamento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais para a realização de experiências. Trata-se de um micrótomo de corrediça, instrumento que permite efetuar cortes finos para preparações microscópicas, em materiais biológicos frágeis.

Está inventariado com o número ME/401109/164 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Camões.


MJS