2020/10/29

Exposição virtual: "Animais taxidermizados no Museu Virtual da Educação"

 A taxidermia é uma forma de conservação de animais vertebrados com o intuito de criar coleções científicas ou conservar espécimes ameaçados de extinção. O processo envolve conhecimentos de várias áreas para além da biologia: é caso da química, da anatomia, da ecologia, das artes plásticas, entre outras. As técnicas utilizadas são várias e incluem a preparação de esqueleto e da pele; a montagem, reconstituindo as características físicas do animal; e, por vezes, o seu habitat.

Atualmente, a taxidermia constitui um instrumento auxiliar do ensino, fazendo parte não só de acervos museológicos, mas também de acervos didáticos. Desta forma, os alunos podem observar e manusear vários espécimes de difícil acesso, o que facilita a aprendizagem de conteúdos programáticos. Estudar, conhecer, explorar e comparar anatomicamente diferentes animais era uma componente letiva de caráter muito prático, cujos materiais disponíveis ocupam uma percentagem considerável do espólio museológico de cada instituição.

As coleções existentes resultam, em geral, de animais recolhidos no seu meio ambiente e preparados para que resistam aos anos. Para além dos animais em si, podem também fazer parte desta tipologia alguns resquícios das atividades dos animais, como é o caso de ninhos, ovos ou pegadas. Esta exposição engloba vários tipos de pássaros, mamíferos e peixes, demonstrando a variedade de espécimes existentes nas escolas portuguesas. Por serem mais facilmente perecíveis, são coleções que devem ser preservadas, uma vez que são uma peça central na aprendizagem, estabelecendo uma ponte entre o mundo natural e o seu estudo e conhecimento. Para saber mais, aceda ao Museu Virtual da Educação.

Faisão

ME/341526/203

ME/Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda

Espécime taxidermizado que servia para o estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Este exemplar encontra-se colocado sobre uma base de madeira rectangular, numa posição de alerta, com a cabeça levantada. O faisão é uma ave galiforme de corpo robusto, pernas e asas curtas. Todas as espécies de faisão apresentam forte dimorfismo sexual, sendo o macho maior e mais colorido que a fêmea, com longas penas posteriores, que se assemelham a uma cauda. A sua alimentação é constituída por fruta, raízes, insectos, folhas e verduras. Classificação científica: Reino: Animal; Filo: Chordata; Classe: Aves; Ordem: Galliformes; Família: Phasianidae.

Ave-do-paraíso

ME/402436/1600

Escola Secundária de Passos Manuel

Espécime taxidermizado que servia para o estudo das aves nas aulas de Ciências Naturais. Este exemplar encontra-se colocado sobre uma base de madeira redonda, da qual se eleva um poleiro, onde a ave está assente. A ave-do-paraíso tem como característica mais marcante a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical. São aves de pequeno a médio porte, medindo entre 15 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda. O grupo é notório por dimorfismo sexual extremo. O bico é curto e forte e adaptado a uma alimentação omnívora, baseada em frutos, folhas e animais como anfíbios, insetos e outros invertebrados. Devido à sua plumagem, bastante cobiçada, é uma ave em vias de extinção. Classificação Científica - Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Aves; Ordem: Passeriformes; Família: Corvidae; Subfamília: Corvinae.

Cação

ME/400117/47

Escola Secundária D. Pedro V

Cação taxidermizado utilizado para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Este exemplar está montado numa base de madeira e a sua posição emita o aspeto natural quando se encontra no mar. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Chondrichthyes; Subclasse:Elasmobranchii; Ordem:Hexanchiformes; Subordem: Selachimorpha; Família:Hexanchidae; Género: Notorynchus; Espécie: N. cepedianus.

Peixe-boi

ME/402436/1520

Escola Secundária de Passos Manuel

Espécime utilizado para o estudo de matérias das ciências naturais. O exemplar encontra-se taxidermizado, assente em dois pinos de metal, sobre uma placa de madeira. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Actinopterygii; Ordem: Tetraodontiformes; Família: Ostraciidae; Género: Acanthostracion; Espécie: A. quadricornis.. Acanthostracion quadricornis é o nome científico do peixe também designado vulgarmente como baiacu-chifrudo, baiacu-de-chifre, chifrudo, taoca, peixe-boi e peixe-vaca. Originário de águas temperadas e tropicais do Atlântico, disseminou-se nas regiões costeiras do Massachusetts, das Bermudas, do Golfo do México e do Brasil. Alguns dos seus nomes vulgares compreendem-se devido à existência de um par de espinhos sobre os olhos e outro na parte anterior da região ventral.

Tatu

ME/402436/1511

Escola Secundária de Passos Manuel

Espécime utilizado para o estudo de matérias das ciências naturais. Encontra-se taxidermizado, sobre uma placa de madeira. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Infraclasse: Placentalia; Superordem: Xenarthra; Ordem: Cingulata. O tatu é um mamífero da ordem Xenarthra, família Dasypodidae, caracterizado pela armadura que cobre o corpo. Originários do continente Americano, os tatus estão presentes em habitats muito diversos.

Chimpanzé

ME/402709/2

Escola Secundária Rodrigues de Freitas

Chimpanzé (Pan troglodytes) taxidermizado com o objetivo de evidenciar as características da morfologia externa do animal nas aulas de Ciências Naturais. Os chimpanzés têm dimensões relativamente pequenas, em relação ao orangotango, e mantêm-se trepadores ágeis durante toda a vida. Têm um regime alimentar variado incluindo frutos, insetos, ovos de pássaro e outros alimentos. Alimentam-se e dormem nas árvores, construindo os ninhos com galhos flexíveis e frondosos. As mãos e os pés são adaptados à vida arborícola, sendo as mãos hábeis capazes de manipulação versátil. São inteligentes e com o cérebro desenvolvido. Investigações sobre o seu comportamento revelaram que podem aprender a realizar certas tarefas utilizando um raciocínio lógico. Este exemplar provém da África Central ou Ocidental e trata-se de um espécime vulnerável à extinção. Destaca-se o corpo revestido de pelos castanho-escuros a preto. Os braços mais compridos do que as pernas favorecem o balançar de ramo em ramo entre as árvores. Polegar e dedo grande do pé oponível aos outros dedos, conferindo grande habilidade de manipulação. Expressão facial capaz de traduzir sentimentos. 


MJS

2020/10/26

Alguns dos melhores museus .... em Vila Real


“O Concelho de Vila Real, sem prejuízo da feição urbana da sua sede, mantém características rurais bem marcadas. Dois tipos de paisagem dominam: a zona mais montanhosa das Serras do Marão e do Alvão, separadas pela terra verdejante e fértil do Vale da Campeã, e, para o Sul, com a proximidade do Douro, os vinhedos em socalco. Por toda a parte existem linhas de água que irrigam a área do Concelho, com destaque para o Rio Corgo, que atravessa a Cidade num pequeno, mas profundo vale, originando um canhão de invulgar beleza”.

Este museu tem um carácter regional e é um centro de interpretação desta zona do país. Tem uma exposição permanente de Arqueologia e outra de Numismática, às quais pode fazer uma visita virtual, bem como exposições temporárias. Possui um Centro de Documentação com informação sobre estas áreas.

O museu é o resultado dos vários trabalhos arqueológicos levados a cabo na região. A primeira exposição realizada, sob o título de “Vila Velha – Novas memórias”, expõe parte das descobertas das primeiras escavações.

Localizado no Teatro Municipal de Vila Real, este museu surgiu da necessidade de preservar o espólio deste teatro, ou como era igualmente conhecido, Teatro Avenida. A este núcleo juntaram-se mais objetos e atualmente existem sete salas dedicadas ao Teatro de Vila Real (1846), ao Teatro-Circo (1892) e ao Teatro Avenida (1930), bem como como instrumentos da história da fotografia e do cinema. Pode conhecer melhor a coleção através do blogue oficial.

Adolfo Correia da Rocha (1907 – 1995), mais conhecido como Miguel torga, foi um médico, poeta e escritor português do século XX. Este espaço, inaugurado em 2005, tem como missão a divulgação e o estudo da vida e obra deste escritor. O edifício em que se encontra é da autoria de Eduardo Souto Moura.

Nadir Afonso Rodrigues (1920- 2013) foi arquiteto, pintor e pensador português. É autor de uma teoria estética, sendo pioneiro da arte cinética. O Centro de Artes e Fundação têm como missão divulgar a sua obra e estudar a estética e a arte contemporâneas, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. As parcerias com outras instituições estrangeiras são algo a desenvolver.

Inaugurado em 2008, este museu tem como missão conservar, identificar e divulgar o património museológico e documental da Região Demarcada do Douro, incidindo na viticultura. Localiza-se na Casa da Companhia, um edifício emblemático da história do Douro, relacionado com a fundação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756, que definiu a primeira região vinícola demarcada do mundo.

MJS