2020/10/22

Agrupamento de Escolas de Alvalade

O Agrupamento de Escolas de Alvalade foi constituído no ano letivo 2004-2005 e dele faziam parte a Escola Básica do 1.º Ciclo (EB1) n.º 101 e Jardim-de–Infância de Alvalade, a Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 111 de São João de Brito e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Almirante Gago Coutinho

Em julho de 2012, a Escola Secundária Padre António Vieira[1] juntou-se com o antigo Agrupamento de Escolas de Alvalade e tornou-se, assim, sede do novo Agrupamento de Escolas de Alvalade, composto por quatro escolas. Na escola-sede funcionam o Centro de Formação de Associação de Escolas Professor João Soares e, desde o presente ano letivo, um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Integram este agrupamento duas escolas do 1.º ciclo, ambas com educação pré-escolar, uma escola de 2.º e 3.º ciclos e uma escola com 3.º ciclo e ensino secundário:

    - EB1/JI Teixeira de Pascoais;

    - EB1/JI S. João de Brito;

    - EB2,3 Almirante Gago Coutinho;

    - ES3 Padre António Vieira (escola sede).


    1. Escola Secundária Padre António Vieira

A Escola Secundária padre António Vieira, antigo Liceu Padre António Vieira, ostenta uma arquitetura educativa, do Movimento Moderno. Projetado como um Liceu masculino para 700 alunos. Um dos edifícios mais qualificados e singulares da arquitetura escolar nacional, projetado na sequência de outras experiências no campo das instalações para o ensino, embora para o grau primário, como são as escolas primárias do Bairro de São Miguel e Teixeira de Pascoaes, ambas gizadas por Athouguia dentro da linguagem do movimento moderno.[2]

O arquiteto Ruy Jervis Athouguia[3], em 1959, elaborou o projeto para o Liceu masculino de Alvalade, estabelecimento construído em terrenos localizados no Bairro de Alvalade, junto à Avenida do Brasil, dotando-se este bairro com um equipamento capaz de responder ao crescimento da população escolar, então em expansão. A conclusão da dita obra foi em 1963, dois anos após, em 1965, o referido liceu recebe por patrono o Padre António Vieira.

Em 1975, após a alteração ocorrida no sistema político português em 25 de Abril de 1974, o antigo Liceu passa a Escola Secundária, sendo de frequência mista. Em 2003 a Escola Secundária da Cidade Universitária e a Escola Secundária Padre António Oliveira são fundidas, iniciando-se um movimento de recuperação tanto da imagem da escola como das suas instalações.

 

     2. Escola Básica 2,3 Almirante Gago Coutinho

A Escola Básica 2,3 Almirante Gago Coutinho é uma escola do Agrupamento de Escolas de Alvalade. Situada em pleno bairro de Alvalade, numa sossegada zona de vivendas, a Escola Básica 2,3 Almirante Gago Coutinho tem turmas de 2º e 3º ciclo, entre o 5º e o 9 ano.


          3. Escola Básica de S. João de Brito

A Escola Básica de S. João de Brito tem duas salas com grupos de crianças em educação pré-escolar e várias turmas de 1º ciclo, entre o 1º e o 4º ano. Esta escola, recentemente requalificada, é constituída por um grande edifício com salas de aula e um pequeno, onde se situa o refeitório. Está rodeada por jardim e possui um amplo recreio com campos de jogos, um parque infantil, uma zona de pequenas mesas e uma mini horta.  

 

4. Escola Básica Teixeira de Pascoais

A Escola Básica Teixeira de Pascoais possui uma secção de educação pré-escolar, com três grupos de crianças, e várias turmas de 1º ciclo, entre o 1º e o 4º ano. A escola foi projetada pelo arquiteto Ruy Athougia e inaugurada em 1961. Em 2016/2017 foi intervencionada com obras de requalificação.


P.M.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE (2014). Avaliação externa das escolas: relatório de escola [em linha]. Lisboa: AEA. Disponível: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/17482

 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE (2010). Avaliação Externa das Escolas: relatório de escola [em linha]. Lisboa: AEA. Disponível:  https://silo.tips/download/agrupamento-de-escolas-de-alvalade-lisboa

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE (2018). Escolas [em linha]. Lisboa: AEA. Disponível:  http://aealvalade.edu.pt/index.php/83-geral?start=915

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE (2018). Regulamento Interno 2018, 2022 [em linha]. Lisboa: AEA. Disponível:  http://aealvalade.edu.pt/images//docs/orient/ri_2018_2022.pdf

 

DIREÇÃO-GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL MINISTÉRIO DA CULTURA (2007). Liceu Padre António Vieira, Escola Secundária Padre António Vieira [em linha]. Forte de Sacavém: Sistema de Informação para o Património Arquitetónico [Consult. 13 de out. de 2020]. Disponível: http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=25591

 

PARQUE ESCOLAR (s.d.). Escola Secundária Padre António Vieira [em linha]. Lisboa: Parque Escolar EPE [Consult. 13 de out. de 2020]. Disponível: https://www.parque-escolar.pt/pt/escola/096

 



[1] Entre 2009 e 2011 a Escola Secundária padre António Vieira foi intervencionada pela Parque Escolar, o projeto de requalificação foi assinado pela arquiteta de Teresa Nunes da Ponte.

[2] Movimento moderno ou arquitetura moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitetónicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, inserida no contexto artístico e cultural do modernismo. O termo modernismo é, no entanto, uma referência genérica que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época. Não há um ideário moderno único. Suas características podem ser encontradas em origens diversas como a Bauhaus na Alemanha, em Le Corbusier na França, em Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos ou nos construtivistas russos, alguns ligados à escola Vuthemas, entre muitos outros. Estas fontes tão diversas encontraram no Congresso Internacional de Arquitetura Moderna um instrumento de convergência, produzindo um ideário de aparência homogênea resultando no estabelecimento de alguns pontos comuns.

[3] Frequentou o Colégio Militar entre 1927 e 1936. Formado pela Escola de Belas Artes do Porto. Estagiou no ateliê de Filipe Nobre de Figueiredo. Do seu trabalho em Lisboa, destacam-se o "Bairro das Estacas", projetado em parceria com Formosinho Sanchez e Maurício de Vasconcelos (1949/55), as Escolas Primárias do Bairro de São Miguel (1949/53) e Teixeira de Pascoaes (1956/61) e a Escola Secundária (antigo Liceu) Padre António Vieira (1959/64), bem como parte dos edifícios circundantes da praça de Alvalade. Projetou o Cineteatro São Pedro de Abrantes, inaugurado em 1949, e, em Cascais, realizou projetos de habitação durante a década de 50, bem com a Torre do Infante.  O seu trabalho mais importante é o Edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que projetou em parceria com os arquitetos Pedro Cid e Alberto Pessoa (1959/69).  A 31 de Outubro de 1969 foi feito Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

 


2020/10/19

Alguns dos melhores museus... em Viana do Castelo


A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de Turismo.

Este navio foi construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo, tendo iniciado a sua atividade em 1955, como hospital. Acompanhou durante anos a frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia. Em 1998, a Fundação Gil Eanes, resgatou este barco que estava abandonado nas docas de Lisboa. Tornou-se, assim, um espaço museológico e cultural representativo da cidade.

O Museu Municipal, também designado por Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo encontra-se instalado num palacete do século XVII. O grande destaque da coleção são as faianças portuguesas do século XVII, a chamada “Louça Azul” e os azulejos. Para além disso tem um acervo de pintura dos séculos XVI a XIX e mobiliário indo-português do século XVIII.

Criado em 1997, a sua missão é estudar e divulgar o traje à vianesa: um traje rural, feminino e popular, usado nas aldeias de Viana do Castelo de meados do século XIX a meados do século XX. A coleção deste museu é constituída por trajes populares rurais que denotam a originalidade e a criatividade da cultura da região. Possui ainda objetos relacionados com a confeção dos trajes e alfaias agrícolas.

A casa dos Nichos é um edifício do século XV, assim designada por ter na sua fachada duas esculturas em alto relevo, que representam a Anunciação. A sua coleção inclui espólio arqueológico que se inicia no período pré-histórico e vai até à Idade Média, demonstrando a evolução histórica em Viana do Castelo.

A Fábrica, situada em Darque, iniciou a sua produção em 1775, tendo encerrado em 1855. Apenas em 1947, com a fundação da Empresa de Cerâmica Regional Vianense ou Fábrica da Meadela é que a faiança retomou o seu dinamismo. Distingue-se pelo facto de ser totalmente pintada à mão e cozida a 1400 graus. Inclui louça utilitária e decorativa, com motivos religiosos, florais e brasões.

Este original espaço, situa-se na antiga “Hospedaria Militar”, onde se encontrava o quartel dos bombeiros. O responsável pela criação do museu foi Manuel Valdés Sobral, bombeiro voluntário em Valença desde 1944, membro da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença (1950 a 1964) e Presidente dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo (1978 – 1981). Dedicou a sua vida a recolher espólio relacionado com a causa dos bombeiros, reunindo mais de 4000 peças evocativas da vida dos bombeiros, que incluem desde capacetes até bombas manuais que datam de 1787.

MJS