2023/02/16

Peça do mês de fevereiro/2023

 


Baroscópio

 

Baroscópio composto por um suporte metálico e um travessão de balança donde estão suspensos um balão de vidro e um contrapeso que o equilibra no ar. O balão de vidro é oco, possui um gancho de suspensão e 6 cm de diâmetro.

Está inventariado com o número ME/404652/249 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Pedro Nunes.


MJS

2023/02/13

Educação e Monarquia: D. Sancho II (1202 - 1248)


D. Sancho II (1202 – 1248), o Capelo, era o filho mais velho de D. Afonso II e de D. Urraca de Castela. O seu reinado atravessou uma profunda crise económica devido a más colheitas, subida de preços, forme, pilhagens e saques. Este período conturbado levou à intervenção do Papa que colocou no trono o irmão do rei, Afonso, conde de Bolonha. Atendendo a estas circunstâncias as preocupações com a educação foram colocadas em segundo plano.

Sancho II subiu ao trono em 1223 com 13 anos e o governo do reino esteve inicialmente nas mãos da nobreza mais próxima da coroa que tentou reatar as boas relações com a Santa Sé e resolver os conflitos com as infantas irmãs do seu pai.

(Imagem retirada da Internet)

Foram feitas conquistas territoriais nas áreas do Algarve e Alentejo, sobretudo a cargo das Ordens Militares, como a de Santiago, que se tornam cada vez mais poderosas com as doações régias.

Ao nível da administração interna, Sancho II concedeu inúmeros forais, mas mostrou-se algo indeciso e descuidado: os nobres tornaram-se poderosos e causadores de distúrbios, aproveitados pela Igreja para se imiscuir na vida pública. Os conflitos entre a nobreza e o clero vão ser uma constante durante este reinado e o rei mostrou-se incapaz para os resolver.

O casamento de rei com D. Mécia Lopes em 1240, também contribuiu para a desconfiança da Igreja, uma vez que eram ainda primos afastados. Não resultaram filhos desta união.

O clero fazia queixas constantes à Santa Sé, alimentadas pelo Príncipe D. Afonso, irmão do rei. Estas questões atingiram o ponto de rutura com a excomunhão de D. Sancho II e com a sua deposição. O regente passou a ser o seu irmão D. Afonso que chega a Lisboa em 1245/46. Houve vários conflitos entre os dois e os respetivos apoiantes, mas D. Afonso vence.

Após a morte de D. Sancho II em 1248, D. Afonso declara-se rei de Portugal.


MJS