2023/12/07

EEE - Níveis de Ensino: Ensino Escolar


 

(Imagem retirada do site do EEE)

A Comissão Europeia apoia este nível de ensino no âmbito nacional através da colaboração com os responsáveis políticos para desenvolver políticas e sistemas de ensino escolar e também através do programa Erasmus+.

As áreas prioritárias identificadas para o ensino escolar foram as seguintes:

- desenvolvimento de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida;

- generalização de uma aprendizagem de elevada qualidade;

- apoio a alunos com necessidades educativas especiais, migrantes e redução do abandono escolar,

- apoio aos professores e dirigentes escolares

- ensino escolar equitativo e eficiente.

É imprescindível garantir o acesso de todos a uma educação inclusiva de qualidade de modo a promover o potencial de jovens e crianças, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais. O domínio de áreas como a leitura, a matemática e as ciências são fundamentais para a progressão académica.

Atualmente os dados de que a União Europeia dispõe permite afirmar que um em cada 5 jovens de 15 anos de idade não possui competências suficientes de leitura, matemática e ciências. 10% dos jovens abandonaram precocemente a educação e apenas 84.3% dos jovens entre os 20 e os 24 anos de idade concluíram o ensino secundário. As causas desta situação apontam para os contextos socio económicos e culturais. Para além disso, o bem-estar dos alunos e o sentimento de pertença à escola estão a diminuir.

A União Europeia criou a iniciativa Percursos para o Sucesso Escolar no intuito de fazer face a estes desafios. As recomendações do Conselho do Espaço Europeu da Educação focam-se nos seguintes aspetos:

- gestão e governação das escolas, incluindo as questões relativas à garantia da qualidade;

- modalidades de aprendizagem — currículos e programas de estudos, métodos de avaliação, apoios e meios pedagógicos específicos, transição entre níveis de ensino;

- apoio aos alunos, ambiente de aprendizagem propício ao bem-estar dos alunos e interação positiva respeitadora da diversidade e promotora do bem-estar dos alunos na escola;

- reforço do papel dos professores na eliminação das desvantagens que afetam o desempenho escolar;

- participação dos pais e famílias na tomada de decisões e nas atividades escolares;

- colaboração dentro das escolas e fora das escolas com as partes interessadas e a comunidade em geral.

Foi igualmente criado o Prémio Europeu do Ensino Inovador que tem como objetivos celebrar os êxitos dos professores e das escolas e valorizar o seu trabalho; promover práticas de ensino e aprendizagem excecionais; proporcionar meios para a aprendizagem mútua; e salientar o valor do Programa Erasmus+ para a colaboração dos professores europeus e a criação do Espaço Europeu da Educação.

 

Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

2023/12/04

EEE - Níveis de Ensino: Educação e Acolhimento na Primeira Infância



(Imagem retirada do site do EEE)


Este nível de ensino refere-se a crianças desde o nascimento até ao primeiro ano do ensino básico, cuja idade pode variar em cada Estado Membro.

As iniciativas neste nível de ensino incluem centros de dia e o ensino pré-escolar. Um elevado nível da educação nesta fase da vida da criança é um garante do sucesso educativo, bem-estar, empregabilidade e integração social. Como tal, é especialmente importante em casos de crianças que provêm de meios mais desfavorecidos.

A Comissão Europeia apoia os diversos estados e facilita a cooperação entre todos fornecendo dados e análises sobre esta área que está identificada como prioritária.

O Conselho da União Europeia identificou 5 componentes chave para um ensino de qualidade:

- acesso à educação e acolhimento na primeira infância;

- formação de profissionais especializados; 

definição de currículos apropriados

- administração e financiamento;

- monitorização e avaliação dos sistemas.

O objetivo é conseguir que pelo menos 96% das crianças entre os 3 anos e a idade de início do ensino básico tenham acesso à educação na primeira infância.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS