2008/11/11

BAME nas Escolas

Inventário Museológico da Escola Secundária Passos Manuel

No âmbito do projecto de intervenção nas escolas secundárias levado a cabo pela Parque Escolar, EPE, terminou no passado dia 27 de Outubro o processo de inventariação do património museológico da Escola Secundária Passos Manuel onde foram identificados um total de 1316 objectos que se somam aos 814 já identificados e introduzidos no Matriz pelos professores, dos quais 591 estão disponíveis no MatrizWeb.

Fundado na sequência do diploma de Passos Manuel de 17 de Novembro de 1836, o Liceu Nacional de Lisboa viria a mudar sistematicamente de instalações – e de nome – até se instalar definitivamente em 1911 num edifício construído de raiz ao Largo de Jesus. A Escola Secundária de Passos Manuel não é somente a mais antiga do país, como aquela que se encontra sedeada há mais tempo no mesmo local. A estas circunstâncias soma-se o facto do antigo Liceu Central de Passos Manuel ter sido responsável pela distribuição de materiais didácticos oriundos das produtoras estrangeiras pelas capitais de distrito do país. Estes factos são de particular relevância pois permitem compreender a diversidade e extensão do espólio museológico.

Entre as colecções inventariadas (Ciências Naturais, Física, Geografia, Diapositivos em vidro e Fotografias) são de destacar os exemplares de aves e mamíferos classificados taxionomicamente, alguns instrumentos científicos e a colecção de diapositivos em vidro. A colecção de fotografias antigas da escola que foi localizada constitui-se como um dos meios mais importantes para a conservação da memória da Escola Secundária Passos Manuel.

H

Diapositivos em vidro
H
Legenda:
. Gare d'Orleans
. Guerreiros do Japão - Armamento dos antigos Samurai
. Camonesa cretense com traje tradicional grego