2021 foi declarado pela
Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Frutas e
Legumes, numa tentativa de consciencializar o mundo para a importância destes
alimentos na nutrição e saúde mundiais. O objetivo das Nações Unidas é
precisamente promover um estilo de vida mais equilibrado e saudável, reduzindo
perdas e desperdícios, promovendo o consumo, armazenamento, transporte,
comércio e processamento sustentáveis. Neste sentido, é essencial integrar os
pequenos agricultores num processo global, fortalecendo a capacidade de todos
os países em adotar tecnologias inovadoras, preservando o ambiente. As frutas e
legumes desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças crónicas como
o cancro, a diabetes, as doenças cardiovasculares, a obesidade e ainda as deficiências
de micronutrientes. Prevêem-se quatro linhas de ação: a consciencialização; a
criação e disseminação de conhecimentos; ações políticas e desenvolvimento da
capacidade e educação. O Património Museológico da Educação associa-se a esta
efeméride com uma exposição de imagens parietais de frutas e legumes que se
destacam pela sua beleza, realismo e pormenor. Em destaque temos a cereja, o
morango, o ananás, a maçã, a batata, a cenoura e a ervilha.
Imagem parietal de espécie vegetal/Cereja e morango
ME/401470/134
Escola Secundária com 3.º Ciclo
Dr. Joaquim de Carvalho
O quadro parietal era utilizado para exemplificação nas
aulas de Ciências Naturais. É constituído por um retângulo de papel colado
sobre tela e impresso a cores em que se veem treze ilustrações, sobre fundo
negro, subordinadas ao título: A - cerejeira; B - Morangueiro. As ilustrações
estão legendadas em rodapé, em dois quadros. Estão representadas na horizontal
e na parte superior a cerejeira e na parte inferior o morangueiro, com os
processos de crescimento e reprodução, fruto e flor. As cores predominantes são
os verdes, brancos e vermelhos.
Imagem parietal de espécie vegetal/Ananás
ME/401857/180
Escola Secundária de Gil Vicente
O quadro representa a planta do ananás, em oito
ilustrações. À esquerda do quadro, na parte superior, a flor (2); por baixo,
apresenta-se um corte longitudinal da flor (3); no canto inferior esquerdo,
está um corte longitudinal do grão (7); ao centro, em cima, a inflorescência do
ananás (1); na parte central inferior, o fruto (8); à direita, no cimo, corte
longitudinal da corola (4); ao centro, sementes (8); por baixo, um corte
transversal do fruto (6). O quadro tem, no canto superior esquerdo, a indicação
de classificação II (Abteilung) e no canto superior direito a indicação
(Taffel) - número 7.
Imagem parietal de espécie vegetal/Macieira
ME/400129/193
Escola Secundária D. Sancho II
Quadro parietal com a
representação da macieira, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas
aulas de Biologia. São apresentadas imagens naturalistas e em corte, sob um
fundo negro, sem título ou legenda. A macieira é uma árvore da família
Rosaceae. Podemos observar imagens da macieira em flor, do seu fruto, a maçã,
em corte e ainda alguns animais associados, como a lagarta e a borboleta.
Imagem parietal de espécie vegetal/Batata
ME/402436/838
Escola Secundária de Passos
Manuel
Quadro parietal muito usado nas aulas de Ciências
Naturais, representando batatas de vários formatos e também em corte, atacadas
pelas doenças. Desenho de grande pormenor e em corte, numerados e com legendas
em finlandês.
Imagem parietal de espécie vegeta/Cenoura
ME/402436/304
Escola Secundária de Passos
Manuel
Quadro parietal com representação de cenoura, a cores, com
pormenores bastantes ampliados e legenda explicativa em Francês.
Imagem parietal de espécie vegeta/Ervilheira
ME/400970/92
Escola Secundária Dr. Mário
Sacramento
Quadro parietal com a representação da ervilheira,
utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. Sobre um
fundo negro e sem legendas, observa-se: à esquerda, uma planta completa, com
raiz, caule, folhas, flores e frutos; à direita, em cima, surge um corte de uma
flor completa; mais abaixo, está representado um esquema dos órgãos
reprodutores. No plano inferior, ao centro, observa-se um esquema da flor vista
de frente, enquanto à direita, surge a representação de uma vagem aberta
(fruto) com dez ervilhas (sementes).
MJS