2016/09/21

Peça do mês de setembro


Pistola de Volta
Instrumento utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. A pistola de Volta serve para demonstrar a ignição de uma mistura gasosa por uma descarga elétrica.
Este aparelho é constituído por um tubo cilíndrico de metal, onde se insere uma mistura de álcool e ar. O tubo é fechado hermeticamente com uma rolha de cortiça, e na lateral tem um parafuso metálico que termina exteriormente numa esfera metálica (botão). Numa das extremidades, o tubo possui uma pega em madeira, pintada de preto, e na ponta oposta apresenta uma argola onde se prende um cordel no qual se fixa a rolha, de modo a travar a sua projeção. Aproximando a pistola de uma máquina elétrica, o botão exterior e a pistola eletrizam-se negativamente; no interior a ponta do parafuso, por influência eletriza-se positivamente e devido à proximidade com o tubo, provoca uma faísca que faz incendiar o álcool e saltar a rolha, produzindo um ruído semelhante a um tiro.
Está inventariada com o número ME/402308/122 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Moura.
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (17451827) foi um físico italiano, conhecido pela invenção da pilha elétrica. Volta nasceu em Como, na Itália, onde fez os seus estudos. A família desejava que seguisse a vida eclesiástica, pelo que ingressou na escola jesuíta. No entanto, Volta optou pelo estudo da física e abandonou a carreira eclesiástica.
Entre 1776 e 1778 realizou vários estudos sobre a química dos gases, tendo conseguido isolar o metano. Em 1779 tornou-se professor de física na Universidade de Pavia, cargo que ocupou durante 25 anos. Os inventos e investigações de Volta foram fundamentais para o avanço da ciência na área da eletricidade.


MJS