2022/02/17

Peça do mês de fevereiro

 


Antílope (cabeça)

Cabeça de Antílope taxidermizada que servia para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Encontra-se sobre uma base de madeira. Antílope é a designação comum para um grupo variado de mamíferos bovídeos. O grupo engloba espécies de diferentes sub-famílias, aparentadas com vacas ou cabras. Em comum têm a musculatura poderosa nos membros anteriores, que lhes permite fugir aos predadores e atingir cerca de 70 a 100 km/h (em algumas espécies), e presença de cornos ocos. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Ordem: Artiodactyla; Família: Bovidae.

Está inventariado com o número ME/402436/1808 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Passos Manuel.


MJS

2022/02/14

Exposição virtual: "13 de fevereiro - Dia Mundial da Rádio"

O aparelho de rádio é um meio de telecomunicação, recetor, que funciona através da transmissão de ondas eletromagnéticos que se propagam pelo espaço físico. A estação de radiocomunicações, o emissor, transmite sinais que são captados pelo aparelho recetor, ou seja, o rádio.

A descoberta da transmissão do som através de ondas de rádio foi feita por Heinrich Hertz (1857-1894). O primeiro transmissor de ondas foi produzido por Marconi (1874-1937) e comercializado cerca de 1900. As primeiras transmissões regulares iniciaram-se cerca de 1920.

No dia 13 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Rádio, data escolhida devido à primeira emissão em simultâneo de um programa para seis países pela United Nations Radio, em 1946. A data foi estabelecida em 2011 pela UNESCO devido à importância da rádio: é um meio de baixo custo, popular, alcançando áreas remotas e população marginalizada. Mesmo em casos de emergência ou de desastres naturais é o único meio de comunicação que continua a transmitir informações. O objetivo deste dia é consciencializar o publico da importância da rádio, fomentando a cooperação internacional entre emissoras.

Apesar de ser uma das mais antigas formas de comunicação, a rádio é o meio de comunicação social com audiências de vulto, adaptando-se continuamente às novas tecnologias. A sua importância é inegável quer como apoio ao debate e à comunicação, quer como forma de promoção e divulgação cultural e mesmo como forma de entretenimento, não esquecendo que acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais.

Nesta exposição apresentam-se alguns aparelhos de rádio utilizados em contexto escolar como auxiliares didáticos de várias disciplinas. São vários modelos, desde os que se encontram incorporados em móveis até outros mais modernos e portáteis.


Rádio

ME/400774/105

Escola Secundária Alfredo da Silva

Rádio da marca Siemens com caixa de madeira com acabamento de alto brilho. Este aparelho é utilizado como auxiliar didático audiovisual em várias disciplinas.


Rádio

ME/400890/2

Escola Secundária António Inácio da Cruz

Rádio de fabrico americano da marca Fada Radio & Electric Co, com caixa de madeira com acabamento de alto brilho. Este aparelho é utilizado como auxiliar didático audiovisual em várias disciplinas.


Rádio com gira discos

ME/401778/286

Escola Secundária de Fonseca Benevides

Rádio com gira-discos em móvel de madeira, permitindo ouvir programas de rádio e reproduzir discos.

 

Rádio

ME/402606/81

Escola Secundária Quinta do Marquês

Rádio de fabrico alemão da marca Normende, modelo Elektra, com caixa de madeira com acabamento de alto brilho. Abrange quatro bandas BC, SW1, SW2 e FM. Apresenta dois puxadores rotativos, cinco botões, mostradores e ponteiros separados permitindo fazer buscas em bandas diferentes.


Rádio

ME/346779/323

Escola Secundária com 3.º Ciclo Clara de Resende

Rádio, em móvel de madeira com acabamento em alto brilho, com quatro bandas. Apresenta mostradores e ponteiros separados permitindo fazer buscas em bandas diferentes, dois puxadores rotativos e nove botões. Este rádio pertencia à antiga biblioteca da escola.


Rádio

ME/340558/47

Escola Secundária com 3.º ciclo de Castelo de Paiva

Rádio portátil da marca Philips. Este aparelho é utilizado como auxiliar didático audiovisual em várias disciplinas.


MJS