2020/03/26

Exposição Virtual: "Modelos Anatómicos de Plantas no Museu Virtual da Educação"


Os modelos anatómicos desmontáveis foram, e ainda são, muito utilizados no contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais, permitindo a observação de plantas, animais ou do próprio corpo humano, de uma forma permanente, funcional e precisa.
Nos finais do século XIX o desenvolvimento de diversas técnicas e a diversificação de especialistas fizeram emergir uma panóplia de criadores de modelos científicos, especialmente produzidos para uso educativo.
Robert Brendel (ca. 1860-1898) e o seu filho Reinhold Brendel (c. 1861-1927) foram os grandes produtores de modelos de botânica e zoologia. Estes modelos, muito aumentados e desmontáveis, eram geralmente elaborados em papier-maché, e utilizavam outro tipo de materiais para conferir algum realismo e textura como madeira, algodão, rattan, contas de vidro, penas ou gelatina, mais usada para os modelos transparentes. Ao nível científico, os Brendel contaram com alguns colaboradores e especialistas, como é o caso dos professores Cohn, Eduard Eidam, Alexander Tschirch (1856–1939), Leopold Kny (1841-1916), Carl Müller (1855-1907) ou Emerich Ratháy (1845-1900). Também a casa de Émile Deyrolle, em Paris, se tornou amplamente conhecida pelo fabrico deste tipo de modelos, bem como Louis Auzoux.
Foram, assim, produzidos modelos de flores e outras espécies vegetais de grande beleza, perfeição e rigor científico. Estes modelos não têm uma função meramente educativa, sendo verdadeiras obras de arte, muito ao estilo do conceito de ciência e de arte do século XIX, refletindo o entusiasmo pelo conhecimento e o apelo da perfeição artística.


ME/341526/209
Modelo anatómico da papoila
ME/Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda

Modelo de anatomia comparável da flor de papoila (papaver rheas), usado para o estudo morfológico e descrição sumária bem como na interpretação ecológica dos caracteres observados que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. Pertence à colecção «Anatomie Végétale» da Casa Deyrolle. Segundo informação contida nas etiquetas das peças, o conjunto de modelos que formam a colecção foi fornecido pelo Ministério da Educação em 1953.


ME/342129/46
Modelo anatómico da ervilheira
ME/Escola Secundária Marquesa de Alorna

Modelo da ervilheira utilizado para ilustrar os órgãos reprodutores das plantas nas aulas de Ciências Naturais. Apresenta uma base redonda que suporta os elementos.


ME/400178/10
Modelo anatómico do gladíolo
ME/Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes

Modelo da flor de gladíolo, utilizado para permitir a visualização da sua morfologia em contexto das práticas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais. Trata-se de uma ampliação onde são apresentados os estames, o carpelo e a corola, formada pelas pétalas. Assenta num suporte vertical preso a uma base e é desmontável.


ME/400439/15
Modelo anatómico do goiveiro
ME/Escola Secundária Sebastião e Silva

Modelo de anatomia comparável de um goiveiro (cheiranthus sp.), ramo floral com uma flor completa vermelha e cinco botões (três fechados e dois semiabertos) e um fruto cm sementes. Usado para o estudo morfológico e descrição sumária bem como na interpretação ecológica dos caracteres observados que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. Segundo informação contida nas etiquetas, foi fornecido pelo Ministério da Educação em 1953.

ME/400439/30
Modelo anatómico do lírio
ME/Escola Secundária Sebastião e Silva

Modelo de anatomia comparável flor de lírio (íris germunica), usado para o estudo morfológico e descrição sumária bem como na interpretação ecológica dos caracteres observados que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. Constituído por cinco peças, desmontáveis, que permite visualizar a sua morfologia interna. Pertence à colecção «Anatomie Végétale» da Casa Deyrolle. Segundo informação contida nas etiquetas das peças, o conjunto de modelos que formam a coleção foi fornecido pelo Ministério da Educação em 1953.


ME/400993/20
Modelo anatómico da flor de cerejeira
ME/Escola Secundária Dr. Bernardino Machado


 Modelo da flor de cerejeira utilizado para ilustrar os órgãos reprodutores das plantas nas aulas de Ciências Naturais. Apresenta uma base que suporta os elementos, nomeadamente uma cereja com corte transversal.


2020/03/23

Visite Museus em todo o mundo... sem sair de casa

Tendo em conta a pandemia e a situação especial que vivemos, o Google uniu-se a vários museus em todo o mundo para proporcionar uma visita virtual. Aproveite, sem bilhete ou fila, para conhecer alguns dos principais locais de cultura, à distância de um clique