2020/08/20

Alguns dos melhores museus ... no Funchal


A cidade do Funchal tornou-se num ponto de comércio fundamental no centro do atlântico, permitindo trocas comerciais, cultura e experiências. Desta porta no atlântico realizam-se exportações dos produtos regionais para o mundo, produtos apreciados até aos dias de hoje.
O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.” Câmara Municipal do Funchal 

Esta quinta foi a segunda residência da família de João Gonçalves Zarco, o primeiro capitão donatário da Madeira. Abriu ao público em 1953 e inclui a residência dos Morgados das Cruzes, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, um jardim e um Parque Arqueológico. A sua coleção, dos séculos XV a XX, engloba pintura, ourivesaria, mobiliário, joalharia, escultura, entre outros.

O museu encontra-se no antigo Paço Episcopal do Funchal e destaca-se pelas coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria do século XV ao século XIX. De destacar a coleção de pintura flamenga pela sua qualidade e grandes dimensões.

Esta casa, pertencente aos Condes da calçada, foi adquirida pelo Dr. Frederico de Freitas, advogado madeirense, com o objetivo de expor as suas peças de arte. Após a sua morte, em 1978, deixou o seu legado à cidade, onde se incluem coleções de vidro, cerâmica, metais, escultura, gravura, pintura e mobiliário. Inclui ainda Casa dos Azulejos com uma vastíssima coleção que inclui peças portuguesas, orientais ou islâmicas.

Neste espaço encontra-se a coleção de pinturas a óleo, desenhos e gravuras da autoria dos irmãos Henrique e Francisco Franco. Francisco destacou-se sobretudo na escultura, tenso sido muito solicitado para a produção de estatuária do Estado Novo. 

Este Museu está incluído no Jardim Tropical Monte Palace. Apresenta três galerias com esculturas e minerais provenientes de vários países. Uma das coleções intitula-se “Paixão Africana” e conta com mais 1000 peças de escultura do Zimbabué, entre 1966 e 1969. Tem ainda os “Segredos da Mãe Natureza” com mais de 700 amostras de minerais de várias zonas, incluindo Portugal.



É o mais antigo museu em funcionamento no Funchal, tendo sido inaugurado em 1933 no Palácio de São Pedro, onde também estão instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira. As coleções do museu incluem mais de 41 166 exemplares de animais, bem como fósseis. Existe ainda um Aquário com 15 tanques e um Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais. 



MJS

2020/08/17

Alguns dos melhores museus ... em Faro

“Sinta o cheiro da maresia e surpreenda-se com as Igrejas, conventos, ermidas, arcos, portas e travessas escondem histórias de lutas, guerras, terramotos e conquistas, mas também de mouras encantadas, amores nunca esquecidos e bravos cavaleiros. Aproveite ainda para conhecer as receitas e sabores de geração que fazem da gastronomia algarvia uma referência.” Câmara Municipal de Faro 

Este museu tem cinco exposições de longa duração sobre a história de Faro, desde a época Romana à contemporaneidade. Existe assim, uma área dedicada ao Algarve romano; outra ao período islâmico com a simulação de alguns espaços da casa deste período; e a pintura antiga com obras do séc. XVI ao XIX.

Esta estação arqueológica foi ocupada por sucessivas civilizações, entre elas, Romanos, Visigodos e Árabes. A zona foi escolhida pelos Romanos devido à sua localização privilegiada nas margens de uma lagoa com fácil acesso ao mar. Aqui existem ruínas de uma típica Villa, com termas particulares, vestígios de armazéns, balneários públicos, uma estrutura portuária e uma torre funerária com um templo. A par destas construções, existem ruínas de casas mais modestas, tanques de salga e de tinturaria.

Trata-se de um museu que preserva a cultura algarvia nas suas diversas manifestações, materiais e imateriais, construindo a memória e identidade local. Inaugurado a 15 de dezembro de 1962, permite ao visitante “conhecer a região algarvia nas suas diversas manifestações: atividades económicas, usos e costumes, o folclore, as lendas e a paisagem”.

Neste espaço pode conhecer a história da cidade de Faro, desde a sua fundação. Utiliza os media tradicionais e digitais para conseguir uma transmissão de conhecimentos a um nível totalmente inovador, incluindo o património imaterial associado.



O edifício em que se encontra foi uma central elétrica até final dos anos 30 e posteriormente um quartel de bombeiros. Em 1997, inaugura-se este centro que possui a exposição permanente “Das Estrelas às Estrelas, onde o visitante é levado através de uma viagem que começa com as estrelas galácticas e o nosso planeta, e termina no sistema lagunar da Ria Formosa e suas estrelas do mar.

MJS