2020/08/20

Alguns dos melhores museus ... no Funchal


A cidade do Funchal tornou-se num ponto de comércio fundamental no centro do atlântico, permitindo trocas comerciais, cultura e experiências. Desta porta no atlântico realizam-se exportações dos produtos regionais para o mundo, produtos apreciados até aos dias de hoje.
O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.” Câmara Municipal do Funchal 

Esta quinta foi a segunda residência da família de João Gonçalves Zarco, o primeiro capitão donatário da Madeira. Abriu ao público em 1953 e inclui a residência dos Morgados das Cruzes, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, um jardim e um Parque Arqueológico. A sua coleção, dos séculos XV a XX, engloba pintura, ourivesaria, mobiliário, joalharia, escultura, entre outros.

O museu encontra-se no antigo Paço Episcopal do Funchal e destaca-se pelas coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria do século XV ao século XIX. De destacar a coleção de pintura flamenga pela sua qualidade e grandes dimensões.

Esta casa, pertencente aos Condes da calçada, foi adquirida pelo Dr. Frederico de Freitas, advogado madeirense, com o objetivo de expor as suas peças de arte. Após a sua morte, em 1978, deixou o seu legado à cidade, onde se incluem coleções de vidro, cerâmica, metais, escultura, gravura, pintura e mobiliário. Inclui ainda Casa dos Azulejos com uma vastíssima coleção que inclui peças portuguesas, orientais ou islâmicas.

Neste espaço encontra-se a coleção de pinturas a óleo, desenhos e gravuras da autoria dos irmãos Henrique e Francisco Franco. Francisco destacou-se sobretudo na escultura, tenso sido muito solicitado para a produção de estatuária do Estado Novo. 

Este Museu está incluído no Jardim Tropical Monte Palace. Apresenta três galerias com esculturas e minerais provenientes de vários países. Uma das coleções intitula-se “Paixão Africana” e conta com mais 1000 peças de escultura do Zimbabué, entre 1966 e 1969. Tem ainda os “Segredos da Mãe Natureza” com mais de 700 amostras de minerais de várias zonas, incluindo Portugal.



É o mais antigo museu em funcionamento no Funchal, tendo sido inaugurado em 1933 no Palácio de São Pedro, onde também estão instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira. As coleções do museu incluem mais de 41 166 exemplares de animais, bem como fósseis. Existe ainda um Aquário com 15 tanques e um Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais. 



MJS

Sem comentários: