2010/01/12

Inventário do Património Museológico da Educação

Palestra – Revista de Pedagogia e Cultura


No decurso do processo de inventariação do património museológico da Educação, constituído por um conjunto de peças de carácter didáctico existentes nas escolas básicas e secundárias da rede pública, ressaltou o empenho colocado ao longo dos tempos, por docentes e entidades, na aquisição de materiais escolares, assim como equipamentos para salas de aula e laboratórios. Estas aquisições permitiram reunir importantes colecções de objectos muito diversificados, que são testemunho de preocupações fundamentais em termos das componentes experimentais do ensino e do registo da evolução das práticas educativas e formativas.

Os diferentes conjuntos de materiais didácticos, para além das suas virtudes educativas, foram adquirindo valor patrimonial, constituindo hoje uma colecção de objectos cuja consulta e observação se encontram disponíveis, em Inventário do Património Museológico da Educação.

Como exemplo de uma política de reapetrechamento dos estabelecimentos de ensino, destinada a desenvolver capacidades técnicas e garantir a eficiência na aprendizagem, divulga-se a publicação da lista pormenorizada de objectos e equipamentos educativos, e o respectivo custo, relativos à renovação do material didáctico para o Laboratório de Física nas áreas de: Mecânica, Sólidos e Fluidos, Ondas, Acústica, Óptica, Termologia, Termodinâmica, Electricidade, Magnetismo e Radiações, do Liceu Normal Pedro Nunes, na "Palestra – Revista de Pedagogia e Cultura", n.º 30, de 1963 (pp. 101-119), Parte Documental.
Esta listagem de materiais destinados às práticas pedagógicas foi realizada pela “Comissão de Reapetrechamento em Material das Escolas Superiores e Secundárias”, de acordo com as orientações científicas do professor Rómulo de Carvalho (1906-1997), docente e co-director da revista pedagógica “Palestra”, publicada durante 8 anos pelo Liceu Normal Pedro Nunes.