2022/03/17

Peça do mês de março




Aparelho de Telex

O Telex foi um sistema internacional de comunicações escritas que prevaleceu até ao final do século XX. Consistia numa rede mundial com um plano de endereçamento numérico, com terminais únicos que poderia enviar uma mensagem escrita para qualquer outro terminal. Os terminais pareciam e funcionavam como máquinas de escrever ligadas a uma rede igual à telefónica. Uma das particularidades deste sistema de comunicações escritas, era a garantia de entrega imediata com autenticação dos terminais.

Está inventariado com o número ME/401092/149 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Campos Melo.


MJS

2022/03/14

Mulheres na ciência: Florence Nightingale (1820-1910)

 

Florence Nightingale (1820-1910) nasceu em Florença numa família abastada britânica, filha de William Edward Nightingale e Frances Smith. É considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Em 1821 a família regressa a Inglaterra, onde Florence e suas irmãs estudaram história, matemática, literatura, italiano, filosofia, entre outras. Frequentaram o King´s College.

O seu desejo de dedicar a vida aos outros e tornar-se enfermeira resultou de algumas experiências em Embley Park, onde sentiu a chamada de Deus. Apesar da oposição da família e do desafio às convenções estabelecidas, iniciou os seus estudos em 1844.

Em 1847 conheceu Sidney Herbert e a sua esposa, de quem se tornou muito amiga. Ele desempenhou um papel fundamental no trabalho de Florence durante a Guerra da Crimeia.

Em 1850 Nightingale visitou uma comunidade luterana em Dusseldorf, uma experiência que lhe permitiu observar o tratamento de doentes e inspirou a publicação do seu primeiro trabalho em 1851, The Institution of Kaiserswerth on the Hhine, for the Pratical Training of Deaconesses, etc.

De volta a Londres, entre 1853 e 1854, foi nomeada superintendente do Instituto para o Cuidado de Mulheres Doentes.

Quando se inicia a Guerra da Crimeia (1853-1856) chegam ao Reino Unido vários relatos sobre as condições em que se encontravam os feridos de guerra. Este conflito teve lugar na Península da Crimeia e envolveu o Império Russo, a Aliança (formada pelo Reino Unido, França e Sardenha) e o Império Otomano. Com a ajuda de Sidney Herbert, Florence, uma equipa de 38 enfermeiras e 15 freiras católicas, são enviadas para a base britânica na Turquia nos campos de Scutari.

Chegam em novembro de 1854 e constatam que os feridos não recebiam tratamento adequado, havia falta de material e as condições de higiene eram péssimas: sobrelotação, drenagem, limpeza e ventilação insuficientes.

Nightingale atribuiu a enorme mortalidade que se fez sentir no local à má nutrição, falta de medicamentos e de médicos. No entanto, após o seu regresso a Londres, começou a reunir provas de que a falta de condições sanitárias hospitalares era a principal causa de propagação de doenças e morte. Apresentou os seus estudos estatísticos, constatando que morriam mais soldados em virtude das doenças e infeções contraídas do que dos ferimentos em batalha.

Em 1855, é criado e atribuído a Florence umfFundo para a formação de enfermeiras. Como tal, em 1860, inaugura a Nightingale Training School no Hospital de Saint Thomas.

A grande base para a educação das enfermeiras foi o livro de Nightingale, Notes on Nursing, publicado em 1859. Florence introduz o conceito de enfermeiras treinadas para cuidar de doentes, que está na base do Serviço Nacional de Saúde britânico. Foi na sua escola que se formou Linda Richards, considerada a pioneira da enfermagem nos Estados Unidos da América em 1870.

Durante os últimos anos de vida, Florence esteve doente e pouco escreveu. No entanto, fez vários planos para uma reforma social e planeamento hospitalar. Acabou por morrer em agosto de 1910 na sua casa em Londres.

Imagem parietal de atividades humanas

ME/402436/32

ME/Escola Secundária de Passos Manuel

O quadro apresenta duas faces, sendo que nesta se encontra a enfermaria de um hospital. Em primeiro plano um carro de apoio com material de enfermagem, ao fundo um bloco operatório. Várias enfermeiras e um médico cuidam dos doentes.


MJS