2021/06/17

Peça do mês de junho

Mapa Escolar de Portugal Continental

Mapa de Portugal utilizado nas aulas de Geografia para ilustração das matérias lecionadas. O mapa apresenta as divisões administrativas do país, as suas principais cidades, cursos de água, relevo, vias rodoviárias e ferroviárias. No canto inferior esquerdo apresenta uma lista de água medicinais, um gráfico e um mapa orográficos. No lado direito identifica as principais cidades com número de freguesias, habitantes e área territorial. No canto inferior direito, mostra um mapa dos caminhos-de-ferro e um mapa hidrográfico. Escala - 1: 500 000

Está inventariado com o número ME/400117/414 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária D. Pedro V.


MJS

2021/06/14

Edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian

O Edifício-sede e Parque da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa são candidatos a património mundial.

Situado no centro de Lisboa, o edifício-sede articula-se com o espaço do Museu Calouste Gulbenkian, funcionando como centro de exposições e sala de espetáculos. O projeto teve na sua origem um concurso lançado pela administração a três equipas de arquitetos, entre 1959 e 1960. O objetivo era perpetuar a memória de Calouste Gulbenkian.

Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, foram os arquitetos responsáveis pelo projeto, com uma conceção sóbria, de linhas horizontais e uma visão exterior sobre o jardim. Concluído em 1966, tem cerca de 125 m de comprimento por 25 m de largura e seis pisos. Foi elaborado com técnicas modernas em betão armado e vidro. É um espaço único de divulgação cultural e da comunidade artística.

No seu interior predominam as madeiras e a alcatifa, com obras da autoria de José de Almada Negreiros, Jorge Barradas, João Abel Manta, Artur Rosa, Manuela Jorge e Vítor Fortes.

O parque, com cerca de 7.5 hectares, tem um papel de relevo na arquitetura paisagística portuguesa. Foi construído na década de 60, terminado em 1969 e o projeto é da autoria de António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles. Concluído em 1969, o jardim contou com técnicas modernas e inovadoras. Inclui um lago, um anfiteatro ao ar livre e lajes no solo para a circulação do público. Renovado em 2002, assistiu à introdução de novos percursos, espelhos de água e novas espécies.

 

 

MJS