2020/09/17

Peça do mês de setembro/2020


Luneta de Galileu
Modelo de luneta de Galileu, a 1/8 do tamanho natural. É constituída por um suporte formado por pé vertical e base redonda, a que se liga uma régua horizontal com indicação do trajeto do raio luminoso e onde deveriam estar dois suportes cilíndricos de latão (em falta neste exemplar), com duas lentes com o mesmo eixo vertical, inseridas: a objetiva (convergente) e uma ocular (divergente). A lente ocular interceta os raios convergentes formando uma imagem ampliada.
Também designado por telescópio refrator ou luneta astronómica, este instrumento foi desenvolvido por Galileu Gallilei, cerca de 1640. Desde a Antiguidade que se conhecem as propriedades da refração e dos espelhos, mas foi Hans Lippershey (1570-1619), um fabricante de lentes alemão que registou este projeto. Galileu foi o primeiro a utilizar cientificamente este tipo de objeto, descobrindo montanhas e crateras na lua e os satélites de Júpiter.
Está inventariado com o número ME/400348/142 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Maria Amélia Vaz de Carvalho.


2020/09/14

Museus em tempo de Pandemia


A pandemia de Covid 19 teve um impacto negativo em todos os âmbitos da sociedade, incluindo o setor cultural. Este tem sido um dos pilares da atividade económica, gerando não só postos de trabalho e complementos financeiros, mas também enriquecendo a vida dos cidadãos.

Apesar do esforço de tornar os espaços patrimoniais acessíveis a todos através da internet, nomeadamente com visitas virtuais e interativas, sabemos que nada substitui a experiência direta e sensorial.

Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência, quer através do Museu Virtual da Educação, quer através de exposições virtuais e publicações no blogue. Tendo como uma das suas missões a divulgação do património cultural, a Secretaria-Geral disponibiliza ao público, de forma virtual, um museu interativo, bem como bases de dados online, respeitantes às áreas de arquivo e biblioteconomia.

Podem, igualmente, referir plataformas interativas internacionais, como a NEMO – Network of European Museum Organizations ou a Mu.Sa - Museum Sector Aliance onde podemos aceder a exposições on line, passeios virtuais ou teleconferências.

É, assim, importante refletir sobre o papel dos museus em tempo de pandemia, mas também na sua adaptação ao pós-pandemia e nas competências que podem e devem ser adquiridas. Para tal, deve ser feita a leitura do artigo de Luís Raposo, “Os museus e o património cultural antes, durante e depois da pandemia de Covid-19”, disponível no site Patrimonio.pt.


MJS