2020/09/03

Alguns dos melhores museus ... em Leiria

“Entre o Castelo e o rio Lis nasceu e cresceu Leiria. Enamorada por dois rios, o Lis e o Lena, banhando-se nas areias douradas do Atlântico, povoada de belas matas, a cidade de Leiria propicia a quem a visita locais inesquecíveis e de raro encanto.
Capital de distrito e localizada no centro litoral do país, a atração pelo concelho de Leiria está à vista: rios, praia, pinhal, lagoas, salinas, abrigos rupestres, arquitetura religiosa e civil, a monumentalidade das construções medievais, museus, termas, tradições populares nas suas manifestações mais puras, artesanato e muita, muita e rica gastronomia."

Este museu foi criado em 1917 devido aos esforços de Tito Larcher (1865 – 1932), como Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria. Em 2006, o Convento de Santo Agostinho (1577) passou a alojar esta instituição. Tem dois espaços expositivos, um permanente onde se conta a história de Leiria e outro, temporário, que acolhe diversas temáticas

Este museu reúne o maior núcleo das obras de José Malhoa (1855 – 1933), um dos mais conhecidos pintores portugueses, e uma importante coleção de pintura e escultura dos séculos XIX e XX. Aqui pode observar-se igualmente uma secção de cerâmica típica das Caldas da Rainha com um conjunto de 60 esculturas de terracota da autoria de Bordalo Pinheiro.

O Museu do Vidro reúne uma coleção ligada à produção vidreira portuguesa da Marinha Grande, incluindo peças desde o século XVII até aos dias de hoje. Para além disso, possui uma grande quantidade de peças de vidro de artistas nacionais e estrangeiros.

A partir da exposição realizada para celebrar os 100 anos de cinema em Portugal, surgiu a ideia de constituir um Museu da Imagem. Só em 2003 abriu ao público, tendo-se instalado definitivamente nos Antigos Celeiros da Mitra, junto das muralhas do Castelo de Leiria. Contem três áreas distintas: pré-cinema, fotografia e cinema. Aqui pode observar teatros de sombras, lanternas mágicas, fotografia, projetores, entre outros.

Criado em 1983, o Museu da Cerâmica encontra-se na Quinta Visconde de Santarém, Caldas da Rainha, próximo da antiga fábrica Bordalo Pinheiro. Inclui várias peças da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro representativa da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, num período entre 1884 e 1905. Tem um núcleo de peças da Fábrica do Rato (1767 – 1779) e várias cerâmicas nacionais e estrangeiras, incluindo Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro e Cecília de Sousa.

Este museu dedica-se ao estudo, conservação e divulgação da Renda de Bilros de Peniche. Remontando provavelmente ao século XVII, a renda era elaborada pelas mulheres dos pescadores à porta das suas casas. A arte mantem-se viva devido aos rendilheiros que continuam a tradição.

MJS


2020/08/31

Alguns dos melhores museus... na Guarda


“A Guarda é a cidade mais alta de Portugal. A sua situação altaneira justifica a designação de “escudo da Estrela”. Aqui, respira-se ar limpo, leve e sadio. O clima é de montanha e a fertilidade dos vales garantem sabores divinos.
Herdeira de um património cultural rico e único, a Guarda encerra nas suas muralhas mais de 800 anos de História. No ponto mais alto da cidade ergue-se a Torre de Menagem, símbolo máximo de toda a estrutura defensiva, e sinal da altivez destas gentes que, ao longo dos séculos, defenderam a fronteira. Uma visita a este espaço, ajudará a compreender a importância que a Guarda teve na consolidação das fronteiras do atual território Português.” Câmara Municipal da Guarda 

Fundado em 1940, tem várias coleções relacionadas com a história da cidade: arqueologia, numismática, arte sacra, pintura, armaria, entre outros. Atualmente tem alargado o seu âmbito à arte contemporânea.

Este museu projetado por uma equipa de arquitetos do Côa, procura o equilíbrio estético entre a arte pré-histórica e a paisagem de vinha do Douro. Inaugurado em 2010, não substitui a visita ao Parque Arqueológico. Funciona como um centro de acolhimento que divulga a arte rupestre, fornecendo igualmente serviços educativos.

O Museu do Brinquedo em Seia tem uma coleção de mais de 8000 elementos, nacionais e estrangeiros. Dos mais antigos aos mais atuais, trata-se de um repositório de lembranças da infância que influencia a sociedade.

Instalado na Quinta Fonte do Marrão em Seia, é um dos maiores museus do mundo relacionado com este tema. Aqui se pretende recolher, preservar e exibir tudo o que se relaciona com o pão em Portugal nas diversas vertentes, etnográfica, social, histórica, etc.

Inaugurado em 1985, situa-se no Solar dos Condes de Vinhó, em Gouveia. A sua coleção principal foi doada por João Abel Manta, filho do pintor. O núcleo principal é constituído por pinturas, desenhos e esculturas de grandes artistas do século XX português, com destaque para Abel Manta. A partir de 2007 institui-se o Prémio Abel Manta de Pintura.

Museu inaugurado em 2017 em Vilar Formoso, a porta de entrada por excelência dos refugiados da Segunda Guerra Mundial. Pretende relembrar o papel do Portugal no acolhimento a estes refugiados e tem seis núcleos expositivos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso – Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”.

MJS