2020/04/17

Fotografias com História na Biblioteca de Arte da Gulbenkian


Os irmãos Mário (1899 – 1967) e Horácio Novais (1910 – 1988) pertencem a uma família com vasta tradição na área da fotografia. Em 1933 Mário Novais criou o Estúdio Novaes, onde realizou, juntamente com o seu irmão, vários trabalhos de fotografia de obras de arte, arquitetura, entre outros.

Nesta página podemos ver várias fotos de escolas, da Universidade de Coimbra, de hotéis e de reclames luminosos que espelham a realidade quotidiana dessa época.

2020/04/16

Peça do mês de abril 2020

Lagosta (Modelo Anatómico)


Modelo de anatomia comparável de uma lagosta, ilustrativo da morfologia externa e da organização interna, num alto-relevo assente numa base de madeira. Usado para o estudo morfológico e descrição sumaria bem como na interpretação ecológica dos caracteres observados que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. O modelo apresenta um corte transversal e outro longitudinal do animal. Pertence à colção «Anatomie Comparée» da Casa Deyrolle. Segundo informação contida nas etiquetas das peças, o conjunto de modelos que formam a colecção foi fornecido pelo Ministério da Educação em 1953.
Está inventariado com o número ME/400439/12 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Sebastião e Silva.

2020/04/15

Dia Mundial da Arte - 15 de Abril


Hoje, 15 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Arte. Trata-se de uma comemoração relativamente recente (2012). Foi neste ano que a proposta da IAA (International Art Association), foi aprovada com o intuito de «promover a consciência da actividade artística em todo o mundo». Foi escolhido o dia 15 de Abril por ser este o dia do nascimento de Leonardo da Vinci (artista renascentista com múltiplos interesses e talentos).

Muitos foram os países que aderiram e que festejam o Dia da Arte com música, exposições, performances, visitas guiadas a museus, conversas com artistas, espectáculos de rua, etc. Com o assinalar deste dia pretende chamar-se a atenção para a importância da Artes (das diversas manifestações de arte) no desenvolvimento do ser humano. A Arte educa, responsabiliza, desenvolve a criatividade e as capacidades, faz-nos pensar e reflectir… em suma: a Arte contribui para a nossa socialização e bem-estar.
Infelizmente, este ano, em virtude dos constrangimentos provocados pela epidemia que assolou o mundo, nada será como antes; porém, uma grande parte de nós, ainda assim, poderá ter acesso às inúmeras ideias e iniciativas que proliferam, e que se têm vindo a multiplicar, no mundo do digital. Fique em casa, preserve a sua saúde e a dos outros, e usufrua de Arte!

A Arte é fundamental nas nossas vidas, agora à distância de um clique! Basta aceder aqui à plataforma que o transporta para um mundo de história e cultura onde pode desfrutar do melhor que Portugal tem para lhe oferecer.


Saiba mais sobre a IAA e o Dia Mundial da Arte:

IAA/AIAP International Association of Art I Association Internationale des Arts Plastiques é uma associação internacional não-governamental no domínio das Belas Artes e uma ONG, parceira oficial da UNESCO - https://www.iaa-europe.eu/ (Europa); http://www.aiap-iaa.org/ (EUA). 

2020/04/13

Maria Lamas: Patrona Escola Secundária Maria Lamas



 (Torres Novas, 1893 − Lisboa, 1983)


A Escola Industrial de Torres Novas foi criada em 18 de junho de 1954 pelo Decreto n.º 39.700, em 1975 passou a Escola Secundária de Torres Novas. Em 1989, adquiriu, definitivamente, a designação de Escola Secundária de Maria Lamas.




Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas nasceu no fim do século XIX (1893), numa pacata vila da província portuguesa do Ribatejo, em Torres Novas, e viveu quase todo o século XX. Morreu em Lisboa, em 1983, com noventa anos por fazer. Filha de pai republicano e maçon, que a orientou nas leituras, e de mãe católica e muito piedosa, teve duas irmãs e um irmão mais velho, Vassalo e Silva, que viria a ser o último Governador da Índia Portuguesa. Fala insistentemente no direito à felicidade. Quer uma sociedade mais justa, uma democracia plena, “uma política humana”. Tem fé no progresso e na humanidade. Foi uma humanista convicta.

A luta pela dignificação e a emancipação da mulher, causa que sempre perseguiu, em várias frentes, inscreve-a na luta geral pelos direitos humanos. Fez da exigência intelectual uma característica específica do feminismo português, consagrada explicitamente no Programa do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP), divulgado em 1946; era, então, Presidente eleita dessa Associação Feminista, criada em 1914, pela médica obstetra Adelaide Cabete. Integrou esta Associação com cargos de coordenação, desde 1936.

Escreveu poemas (Os Humildes, 1923), crónicas, novelas, folhetins, reportagens, (As Mulheres do Meu País, 1947-1950), recensões, romances (Para Além do Amor, 1935; Caminho Luminoso, 1927; Ilha Verde, 1938), textos para crianças, textos para adolescentes (é imensa a sua produção infanto juvenil) e textos sobre as mulheres, “escravas milenares de erros milenares”. Tem textos autobiográficos, tinha consciência biográfica e foi, também, uma memorialista (Revista das 4 Estações, primavera, “O Despertar de Sílvia”, 1949).

Nos anos 40, adere ao Movimento Democrático Nacional (MDN) e ao Movimento de Unidade Democrática (MUD). Participa ativamente na Campanha do General Norton de Matos à Presidência intervindo sempre também em outras campanhas eleitorais. As suas atividades eram consideradas subversivas e o seu trabalho junto das mulheres foi considerado dispensável. Perseguida pela ditadura, presa, por três vezes, parte para o exílio, por duas vezes, em Paris,” uma cidade onde andar na rua é como andar numa universidade”.

De regresso a Portugal, em 1969, será alvo de uma homenagem, promovida pelo jornal República, na Casa da Imprensa. A primeira homenagem promovida pelos seus pares foi em 1947, na Casa do Alentejo, quando sai do Modas e Bordados e fica sem emprego à vie, e sem casa própria. Adere, pela mão de sua filha Cândida, aos 80 anos, após o 25 abril de 74, ao Partido Comunista Português. Foi eleita Presidente Honorária do Movimento Democrático das Mulheres. Foi Diretora Honorária da Revista Modas e Bordados, e, mais tarde, da Revista Mulheres. Em 1980 é agraciada com o Grau de Oficial da Ordem da Liberdade. Em 1982 é homenageada pela Assembleia da República. Em 1983 recebe a Medalha Eugénie Cotton, da Fédération Démocratique Internacionale dês Femmes (FDIM).

Maria Lamas, um nome de mulher, no mundo dos homens, uma investigadora autodidata, na história das Mulheres do Portugal contemporâneo. Uma mulher que fez história, foi uma combatente e uma lutadora resistente, que entrou na História como cidadã e que escreveu História como autora. Uma portuguesa, notável, uma cidadã europeia do século XX.


P.M.





BIBLIOGRAFIA:


O ALMIRANTE (2004, 11 de novembros). Cinquenta anos da Escola Maria Lamas [em linha]. Santarém: Seminário Regional [Consult. 10 de março de 2020]. Disponível: https://omirante.pt/semanario/2004-11-25/sociedade/2004-11-24-cinquenta-anos-da-escola-maria-lamas

O ALMIRANTE (2004, 11 de novembros). Cinquenta anos da Escola Maria Lamas [em linha]. Santarém: Seminário Regional [Consult. 10 de março de 2020]. Disponível: https://omirante.pt/semanario/2004-11-25/sociedade/2004-11-24-cinquenta-anos-da-escola-maria-lamas


FIADEIRO, Maria António (2008). Maria Lamas: Torres Novas, 1893 - Lisboa, 1983 [em linha]. Lisboa: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua [Consult. 10 de março de 2020]. Disponível: http://cvc.instituto-camoes.pt/figuras/mlamas.html

RÁDIO HERTZ (2016, 22 de Setembro). Torres Novas: encontro de ex-alunos da Escola Industrial e Comercial de Torres Novas: inscrições abertas [Em linha]. Tomar: Rádio Hertz, 92FM-98FM [Consult. 10 de março de 2020]. Disponível: <https://radiohertz.pt/torres-novas-encontro-de-ex-alunos-da-escola-industrial-e-comercial-de-torres-novas-inscricoes-abertas/>.