2020/04/15

Dia Mundial da Arte - 15 de Abril


Hoje, 15 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Arte. Trata-se de uma comemoração relativamente recente (2012). Foi neste ano que a proposta da IAA (International Art Association), foi aprovada com o intuito de «promover a consciência da actividade artística em todo o mundo». Foi escolhido o dia 15 de Abril por ser este o dia do nascimento de Leonardo da Vinci (artista renascentista com múltiplos interesses e talentos).

Muitos foram os países que aderiram e que festejam o Dia da Arte com música, exposições, performances, visitas guiadas a museus, conversas com artistas, espectáculos de rua, etc. Com o assinalar deste dia pretende chamar-se a atenção para a importância da Artes (das diversas manifestações de arte) no desenvolvimento do ser humano. A Arte educa, responsabiliza, desenvolve a criatividade e as capacidades, faz-nos pensar e reflectir… em suma: a Arte contribui para a nossa socialização e bem-estar.
Infelizmente, este ano, em virtude dos constrangimentos provocados pela epidemia que assolou o mundo, nada será como antes; porém, uma grande parte de nós, ainda assim, poderá ter acesso às inúmeras ideias e iniciativas que proliferam, e que se têm vindo a multiplicar, no mundo do digital. Fique em casa, preserve a sua saúde e a dos outros, e usufrua de Arte!

A Arte é fundamental nas nossas vidas, agora à distância de um clique! Basta aceder aqui à plataforma que o transporta para um mundo de história e cultura onde pode desfrutar do melhor que Portugal tem para lhe oferecer.


Saiba mais sobre a IAA e o Dia Mundial da Arte:

IAA/AIAP International Association of Art I Association Internationale des Arts Plastiques é uma associação internacional não-governamental no domínio das Belas Artes e uma ONG, parceira oficial da UNESCO - https://www.iaa-europe.eu/ (Europa); http://www.aiap-iaa.org/ (EUA). 

Sem comentários: