2023/01/12

Invenções portuguesas que mudaram o mundo (Parte II)

 

(Imagem retirada da Internet)


A bola de vento para microfones

Atribui-se ao engenheiro português Jaime Filipe a autoria de uma invenção difundida atualmente por todo o mundo, alterando a rádio e a televisão.

As emissões ao ar livre colocavam vários problemas na transmissão devido ao ruído do vento captado pelos microfones. Inicialmente, Jaime Filipe colocou um lenço à volta do microfone, mas aperfeiçoou a técnica. Pediu ajuda a um amigo que construiu uma esfera de arame na qual se aplicava um tecido. O resultado foi o esperado e o ruído desapareceu. Atualmente são fabricadas noutro ripo de material e têm o nome de wind screen.


(Imagem retirada da Internet)


O elevador para cadeira de rodas

Jaime Filipe, para além das bolas de vento, foi também o inventor do elevador para cadeiras de rodas, tendo mudado por completa a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Fundou em 1974 o Centro da Inovação para Deficientes Físicos.

Esta descoberta levou à atribuição de duas medalhas de ouro, uma em 1983 em Bruxelas e outra em 1984 em Genebra. O seu nome ficará para sempre ligado à engenharia de reabilitação.


(Imagem retirada da Internet)

 

A bengala eletrónica para cegos

Mais uma invenção do já conhecido engenheiro Jaime Filipe, a bengala eletrónica para cegos possui vários sensores que permitem ao seu utilizador conhecer o espaço em que se encontram. Foi distinguida com uma medalha de prata em Bruxelas em 1986.


MJS

2023/01/09

Invenções portuguesas que mudaram o mundo (Parte I)

 

Modelo de embarcação

ME/403910/58

Escola Secundária de Arouca

Modelo de caravela portuguesa executada por alunos da escola, no âmbito das aulas de Trabalhos Manuais. Este modelo de embarcação encontra-se elaborado em metal, podendo observar-se duas velas quadrangulares e o cordame do navio.


A Caravela

A caravela foi uma embarcação inventada pelos portugueses e utilizada nos séculos XV e XVI, na época dos descobrimentos. Esta palavra surgiu pela primeira vez em 1255 e desapareceu cerca de 1766.

Tratava-se de uma embarcação pequena, rápida, fácil de manobrar e capaz de navegar à bolina, ou seja, aproveitando a alteração dos ventos através das suas velas triangulares. Normalmente tinham cerca de 25 m de comprimento e 7 metros de largura, levando cerca de 20 marinheiros.


Astrolábio

ME/400749/100

Escola Secundária de Alcácer do Sal

Instrumento científico utilizado em contexto das práticas pedagógicas, nas aulas de Física. O astrolábio é um instrumento naval, utilizado para medir a altura e posição dos astros acima do horizonte. Durante muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu. Também era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era composto por um disco graduado, num anel de suspensão com um ponteiro.

 

O Astrolábio Náutico

O astrolábio é um instrumento que mede a altura dos astros. Resultou das teorias de vários matemáticos, sobretudo da Antiga Grécia.

Os portugueses adaptaram o astrolábio planisférico criando o astrolábio náutico, imprescindível para a navegação em alto mar. Só assim era possível determinar a latitude da embarcação e a altitude meridiana de uma estrela.



(Imagem retirada da Internet)

 

A Passarola

A Passarola é uma máquina voadora, um projeto de aeróstato, construída pelo Padre Bartolomeu de Gusmão (1685-1724), cujo alvará foi concedido por D. João V em 1709. Embora não exista qualquer prova da sua construção, a sua imagem surgiu em 1744. Supõe-se que Bartolomeu de Gusmão, perante a corte, tenha feito voar até ao teto um balão aquecido por ar, a 8 de agosto de 1709.


MJS