2024/01/25

Níveis de Ensino: Recursos e ferramentas de aprendizagem – recursos de aprendizagem em linha

 

(Imagem retirada da Internet)


As ferramentas em linha, como muitas ferramentas digitais (em linha e fora de linha), podem ter diferentes objetivos educativos:

- estabelecer a ligação entre educadores e alunos que não se encontram no mesmo local;

- dar acesso a informações e ambientes que normalmente não estão disponíveis em todas as casas ou instituições;

- apoiar o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores de uma forma flexível.

A fim de assegurar a continuidade das atividades de educação e formação, é disponibilizada uma vasta gama de material de aprendizagem em linha para professores:

- School Education Gateway - catálogo em linha de materiais didáticos e oportunidades de formação para professores e partes interessadas no ensino escolar europeu, disponível em 23 línguas europeias

Publicações, tutoriais e materiais didáticos

Cursos em linha gratuitos

Webinars

Últimas notícias e recursos sobre as políticas e as práticas educativas na Europa

Boletim informativo 

- eTwinning - plataforma colaborativa europeia para professores que está disponível em 30 línguas e facilita a comunicação, o intercâmbio de recursos, a participação em ações de desenvolvimento profissional e a criação conjunta de projetos

- Espaço de aprendizagem - acesso a materiais didáticos, incluindo jogos em linha, para ajudar os alunos de todos as idades a descobrir a UE.

Jogos

Concursos

Material didático

- Rede de Centros de Recursos SALTO para a Juventude - ferramentas de formação que promovem e apoiam o trabalho com jovens.

- Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa (EPALE) - comunidade em linha, de adesão livre e multilingue, que estabelece a ligação entre profissionais da educação de adultos em toda a Europa a fim de fomentar a qualidade e a diversidade das oportunidades de educação de adultos.

- Intercâmbio Virtual Erasmus+

- Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

- Semana Europeia da Programação – o objetivo é tornar a codificação, a programação, o pensamento computacional e a literacia digital acessíveis a todos de forma divertida e atraente (disponível em 29 línguas)

O Plano de Ação para a Educação Digital estabelece medidas para ajudar os Estados-Membros da UE a fazer face aos desafios e a aproveitar as oportunidades no domínio da educação na era digital: Hackathon da Educação Digital - os prémios internacionais Hackathon da Educação Digital fomentam a criação de soluções para os desafios no domínio da educação na era digital.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

2024/01/22

EEE - Níveis de Ensino: Educação de Adultos

 

(Imagem retirada do site do EEE)

 

A educação de adultos contribui para melhorar a coesão social e promover a cidadania ativa, reforçando a competitividade das empresas e das economias europeias. Os motivos que levam um adulto a decidir voltar a estudar ou fazer uma formação são variados:

- melhorar as suas perspetivas de emprego;

- desenvolver-se pessoal ou profissionalmente;

- adquirir competências transferíveis, como o pensamento crítico.

A recuperação da pandemia de COVID-19 e as transições digital e ecológica aceleraram as mudanças na forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos. Os cidadãos necessitam de atualizar os seus conhecimentos, aptidões e competências para colmatarem o fosso entre a formação que possuem e as exigências de um mercado de trabalho em rápida evolução.

A educação de adultos foi identificada como um tema prioritário do Espaço Europeu da Educação para o período de 2021-2030. Desta forma, 60 % de todos os adultos devem participar anualmente em ações de formação até 2030.

Uma resolução adotada pelo Conselho da União Europeia em 29 de novembro de 2021 sobre uma nova agenda europeia para a educação de adultos salienta a necessidade de aumentar significativamente a participação dos adultos na aprendizagem formal, não formal e informal:

- governação da educação de adultos — com uma forte ênfase nas estratégias nacionais de governação e nas parcerias entre as partes interessadas;

- oferta e aproveitamento de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida com financiamento sustentável;

- acessibilidade e flexibilidade — adaptação às necessidades dos adultos;

- qualidade, equidade, inclusão e sucesso na educação de adultos — ênfase no desenvolvimento profissional do pessoal de educação de adultos, na mobilidade dos aprendentes e do pessoal, na garantia da qualidade e no apoio ativo aos grupos desfavorecidos;

- transições ecológica e digital e necessidades de competências conexas.

A orientação profissional descreve os serviços que ajudam as pessoas de qualquer idade a gerir a sua carreira e a fazer escolhas úteis em matéria de estudos, formação e carreira. A Comissão Europeia trabalha em conjunto com a rede CareersNet do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) no sentido de apoiar a orientação profissional nos Estados-Membros.

Existe ainda uma rede de coordenadores nacionais para a educação de adultos que é responsável por promover a educação de adultos nos diferentes países da UE, prestar aconselhamento e apoio estratégicos às autoridades nacionais e recolher e divulgar boas práticas.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS