2024/02/22

Exposição Virtual: "Tecnodidática no Museu Virtual da Educação"

 

A empresa Tecnodidáctica - Equipamentos Técnicos e Científicos, Lda. foi fundada em 1958 e tornou-se uma das maiores fornecedoras de material didático às instituições escolares portuguesas. Inicialmente funcionava como casa distribuidora e importadora de materiais e atualmente produz e desenvolve diversos conteúdos educativos.

Portugal esteve sempre dependente da importação de materiais didáticos, sobretudo no que respeita a materiais de laboratório e instrumentos científicos. A principal fonte de produtos didáticos e pedagógicos era a Alemanha e França, fazendo-se encomendas diretamente a empresas locais. A partir da década de 60, as aquisições são feitas a empresas como a Nucleon e a Tecnodidáctica.

São vários os produtos em que esta empresa se especializou, utilizando materiais de qualidade que permitissem a sua durabilidade e uso intenso. Entre as diversas categorias estão os mapas geográficos, geopolíticos e históricos, bem como as imagens parietais ou posters associados à anatomia, fisiologia, química, biologia, física, etc.

Também merecem destaque os modelos anatómicos, fisiológicos, zoológicos, botânicos, moleculares ou atómicos e outros, quer produzidos pela própria empresa, quer importados das melhores casas produtoras europeias.

Os instrumentos de medida, microscópios, balanças, projetores entre outros são distribuídos por esta empresa que equipou a maior parte dos laboratórios de física, química e biologia das escolas portuguesas.



Conjunto de sólidos geométricos

ME/400956/344

Escola Secundária Augusto Gomes

Conjunto de sólidos geométricos em polímero, coloridos, de várias dimensões e formas,
utilizados em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Matemática ou Artes Visuais. Trata-se de sólidos com planos de interceção.


Cabeça humana

ME/400956/117

Escola Secundária Augusto Gomes

Modelo de cabeça humana, utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais, permitindo visualizar a composição deste e o seu modo de funcionamento. As peças estão numeradas e o modelo pode ser colocado no topo de uma haste que assenta numa base circular para melhor visualização. Representa um corte longitudinal da cabeça e pescoço, deixando ver: cérebro, espinal medula, encéfalo, bolbo raquidiano, boca, nariz, fossas nasais, faringe e laringe.


Condensador de Aepinus

ME/400956/14

Escola Secundária Augusto Gomes

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas no Laboratório de Física para detetar a presença de cargas elétricas geradas por indução. Trata-se de um aparelho formado de uma lâmina de vidro e de dois pratos de metal dispostos de frente um para o outro. Os pratos estão isolados e podem deslocar-se paralelamente à base do aparelho. Carrega-se o condensador aproximando os dois pratos até ficarem em contacto com a lâmina de vidro, um dos pratos é ligado à terra, o outro prato é carregado com uma máquina elétrica. Este, por sua vez, induz o outro prato ficando ambos com a mesma carga, mas de sinais opostos. Em seguida afastam-se os dois pratos. Quanto maior a distância entre os pratos menor a capacitância. Do lado exterior de cada placa existe um pêndulo elétrico de medula de sabugueiro (inexistente neste modelo) que permite apreciar a carga de cada placa.


Flor de macieira

ME/400956/159

Escola Secundária Augusto Gomes

Modelo da flor de macieira, utilizado para permitir a visualização da sua morfologia em contexto das práticas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais. Trata-se de uma ampliação onde são apresentados os estames, o carpelo e a corola, formada pelas pétalas. Assenta num suporte vertical preso a uma base e é desmontável.


Balança de braços iguais

ME/402140/33

Escola Secundária Maria Lamas

Instrumento de medida utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física ou Química. Trata-se de uma balança constituída por dois braços iguais e uma haste metálica, o travessão, nas extremidades do qual se encontram suspensos dois pratos circulares. Um dos pratos serve para colocar massas conhecidas e padronizadas e o outro sustenta o objecto a ser avaliado. Preso ao centro do travessão há um ponteiro denominado fiel, que se move sobre uma escala graduada.


Imagem parietal de peixes

ME/401109/705

Escola Secundária de Camões

Quadro parietal utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. São apresentadas imagens representando algumas ordens da classe dos peixes ósseos e da classe dos peixes cartilagíneos. Estão esquematizadas as escamas típicas dos peixes de cada ordem. Também estão representados exemplares dos subfilos cefalocordados, tunicatos, respetivamente, o anfioxo e a ascídia. Também está representada uma lampreia, um ciclóstomo, vertebrado amandibulado.


MJS


2024/02/19

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola de Regentes Agrícolas de Santarém

 

- Escola de Regentes Agrícolas de Santarém -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola de Regentes Agrícolas de Santarém.



Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM