2020/08/13

Peça do mês de agosto /2020

Postal

Postal a preto e branco da Praia da Figueira da Foz, vendo-se em primeiro plano sete mulheres em maillot de praia.
No verso, carimbos da "Escola Secundária D. João de Castro" e do fotógrafo, "Fotografia Lys. 41, à Praça Velha, 42. Figueira da Foz" bem como a identificação do local (dactilografado). O postal integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas disciplinas de História/Geografia.
Está inventariado com o número ME/ESDJC/514 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Afonso Domingos.


MJS

2020/08/10

Exposição virtual: "Praias de Portugal no Museu Virtual da Educação"


Portugal é um país em que 50% das suas fronteiras são marítimas, o que define a importância do mar na mentalidade e na cultura do seu povo. Desde os descobrimentos que o mar é uma referência de esperança e de ambição. A ocupação das áreas costeiras para lazer e consequente desenvolvimento da atividade turística, deve-se à iniciativa da família real. A sua instalação em Cascais durante os meses de verão, durante a segunda metade do século XIX, tornaram as praias de Portugal mundialmente conhecidas e procuradas. Nos anos 60 e 70, o turismo balnear atinge um enorme desenvolvimento, o que se traduziu na criação de grandes complexos turísticos, um pouco por todo o país, mas em especial na zona do Algarve, Setúbal e Funchal.
Através desta coleção de postais da Escola Secundária D. João de castro, podemos conhecer um pouco das características de algumas praias portuguesas no início da dinamização turística. É o caso da praia dos pescadores, em Albufeira ou da praia da Figueira da Foz, com as características barracas repletas de banhistas. A norte, podemos apreciar uma bela vista da praia de Leça da Palmeira ou então, na zona centro, a praia da barra em Aveiro ou praia de Peniche. Em Lisboa, a tradicional praia de Santo Amaro de Oeiras também faz parte do núcleo escolhido para integrar esta exposição.

ME/ESDJC/208
Postal: Praia dos Pescadores, Albufeira
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco da Praia dos Pescadores em Albufeira, no Algarve, onde se vê as embarcações atracadas. No rodapé é identificado o local e o fotógrafo, "Vítor Sousa". O fotógrafo nasceu em Albufeira, em 15 de Junho de 1932 e desde muito cedo se interessou pela fotografia. Em 1948 tornou-se correspondente do jornal "Diário de Lisboa", após ter enviado fotografias das cheias de Albufeira para esse jornal. O postal, à semelhança dos que integram esta exposição, integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro.

ME/ESDJC/497
Postal: Praia da Figueira da Foz
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco de trecho da praia da Figueira da Foz onde se visualizam vários transeuntes e automóveis junto ao passeio e barracas de praia repletas de banhistas. No verso, carimbos da "Escola Secundária D. João de Castro" e do fotógrafo, "Fotografia Lys. 41, à Praça Velha, 42. Figueira da Foz", bem como a identificação do local.

ME/ESDJC/636
Postal: Praia de leça da Palmeira, Matosinhos
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco da Praia de Leça da Palmeira (Matosinhos), vendo-se na imagem a avenida da praia e as barracas de pano na areia. Em baixo, identificação do local e do fotógrafo "Foto Beleza - Porto". No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação do editor "Comissão Municipal de Turismo".

ME/ESDJC/818
Postal: Praia de Santo Amaro de Oeiras
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco de vista parcial da praia de Santo Amaro de Oeiras. Em baixo, identificação da colecção, "Passaporte" e legenda. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro". 

ME/ESDJC/973
Postal: Praia da Barra, Ílhavo
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco vendo-se o farol da Praia da Barra, em Ílhavo. Em cima, identificação do local. No verso, identificação do editor: "Edição Bruno da Rocha & C.ª - Aveiro" e carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro". 

ME/ESDJC/748
Postal: Praia de Peniche
Escola Secundária D. João de Castro
Postal a preto e branco da Praia de Peniche com as tradicionais barracas de pano. No verso, carimbos da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação do editor - "Casa Montez. Peniche" - e do local (tira de papel colada ao postal). Apresenta ainda a seguinte inscrição "Oferece Câmara Municipal de Peniche (carimbo) ". 

Se tiver mais curiosidade, poderá aceder a um artigo do jornal Expresso, on line, sobre as "Praias de Antigamente".

MJS