2020/10/08

Exposição virtual : "Blanco y Negro: Revista Ilustrada"


Blanco y Negro foi uma revista ilustrada de arte e literatura, fundada em Madrid em 1891 por Torcuato Luca de Tena (1861–1929). O título escolhido pretende afirmar o afastamento de qualquer tipo de partidarismo, baseando-se no contraste que vigorava na vida quotidiana de todos os espanhóis: o riso e o choro; o sério e o divertido; o formal e a caricatura….

Teve várias etapas de publicação: entre 1891 e 1936 foi publicada semanalmente, sendo a sua sede no Edifício ABC. A grande novidade desta publicação foram as ilustrações inovadoras e a utilização do papel couché, bem como os artigos prestigiantes e as várias colaborações literárias. A 12 de maio de 1912 publica a primeira fotografia a cores da história da imprensa espanhola. Grandes escritores e desenhadores, de renome internacional colaboraram com a revista.

A 10 de maio de 1931, o governo suspendeu a publicação, acusando-a de fazer parte de uma conjura monárquica. Durante o período da Guerra Civil foram editados 21 números.

A partir de 1957, entrou numa fase semanal. Durante os anos de 1957 a 1961 publicaram-se, pela primeira vez em Espanha, As Aventuras de Tintin: Tintin Rumo à Lua (1957); Tintin na Lua (1958) Tintin no Congo (1959); A Estrela Misteriosa (1959 – 1960); Tintin no País do Ouro Negro (1960 – 1961); O Ceptro de Ottokar (1961).

Em 1988, tornou-se um suplemento do Jornal ABC, já com o nome de Blanco y Negro Cultural. Em 2000 cessou a sua publicação. Para mais informações sobre esta revista poderá aceder ao site do ABC. 

A Biblioteca da Secretaria-Geral da Educação e Ciência possui alguns exemplares desta revista, a que poderá aceder aqui.

Todas as imagens da exposição foram retiradas da internet. 


Blanco y Negro: Revista Ilustrada

10 de maio de 1891
Capa de Ángel Díaz Huertas (1866 – 1937)



Blanco y Negro: Revista Ilustrada

29 de abril de 1899
Capa de Narciso Méndez Bringa (1868-1933) e José Arija Saiz (? – 1920)



Blanco y Negro: Revista Ilustrada

6 de setembro de 1902
Capa de Lorenzo Collaut Valera (1976 – 1932)



Blanco y Negro: Revista Ilustrada

27 de maio de 1905
Capa de Joaquín Xaudaróy Echau (1972 – 1933)


Blanco y Negro: Revista Ilustrada

25 de novembro de 1928
Capa de Francisco de Cidón i Navarro (1871 – 1943)




Blanco y Negro: Revista Ilustrada

16 de junho de 1929
Capa de José Sobral de Almada Negreiros (1893-1970)


MJS e EV


2020/10/06

Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Lisboa

O Agrupamento de Escolas das Laranjeiras é uma unidade organizacional dotada de órgãos próprios de direção, administração e gestão, constituída por cinco estabelecimentos de ensino público: (i) Escola Secundária D. Pedro V; (ii) Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos; (iii) Escola EB1/JI António Nobre; (iv) Escola EB1/JI Laranjeiras e a (v) Escola EB1/JI Frei Luís de Sousa.

Todos os estabelecimentos que constituem o agrupamento estão situados na freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa. A Escola Secundária D. Pedro V agregou-se ao Agrupamento de Escolas Delfim Santos, passando a constituir a sede do atual Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.

 

1. Escola Secundária D. Pedro V

 

A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.

 

A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.

 

A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o A. E. Laranjeiras.

 

Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (pavilhão de educação física), outro a serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a biblioteca e centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.

 

2. Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos

 


A Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos fica situada na Rua Maestro Frederico de Freitas na freguesia de S. Domingos de Benfica, em Lisboa. Foi inaugurada em 1972 e, durante nove anos, a escola esteve instalada no antigo convento de Santo António da Convalescença, na Estrada de Benfica. Em 1981, passou a ocupar o edifício atual. A escola é composta por sete pavilhões com r/c (B, F e ginásio) e 1.º andar (A, C, D, E). Quatro desses pavilhões (C, D, E e F) destinam-se a salas de aulas, gabinetes dos departamentos/grupos disciplinares e laboratórios.

O pavilhão A destina-se a serviços-PBX, coordenação da escola, gabinete médico, coordenação de educação especial, secretaria, bar/sala de professores, sala de diretores de turma/trabalho de professores, sala de informática/audiovisuais, gabinete de apoio ao aluno, biblioteca e reprografia. No pavilhão B funcionam a cozinha, o refeitório, a papelaria, a sala de assistentes operacionais e o bar/sala de alunos.

A escola tem um pavilhão para as aulas de educação física e prática desportiva e um campo de jogos. O espaço exterior é amplo, com árvores e plantas, uma estufa e parque de estacionamento. Os edifícios revelam necessidade de obras de conservação no interior e melhoramento das instalações sanitárias.

No ano letivo de 2004/2005, a escola Delfim Santos tornou-se sede do agrupamento de escolas com o mesmo nome, a que, em julho de 2012, se juntou a Escola Secundária D. Pedro V.

 

3. Escola EB1/JI António Nobre

 


A Escola EB1/JI António Nobre, anteriormente designada por escola n.º 110, situada na freguesia de S. Domingos de Benfica, fica na Rua António Nobre, facto a que se deve o seu nome. Em 1956, foram inauguradas a escola feminina e a masculina separadas uma da outra por um muro. Em 1958, Rogério Ribeiro, artista plástico português, pintou e embelezou a escola com painéis de azulejos alusivos à infância, que se podem ver na parte fronteiriça dos edifícios e no refeitório.

 

Em1974, a escola passou a ser mista. É constituída por dois edifícios, ambos com dois pisos, com um total de dezasseis salas e doze WC. Num dos edifícios funciona o jardim de infância (que ocupa duas salas, um gabinete e uma casa de banho para crianças), a componente de apoio à família, o ginásio, o refeitório e a cozinha.

 

No outro edifício, para além das salas de aulas, existe uma sala de recursos polivalente, usada pelos assistentes operacionais e professores. Neste edifício, também funciona a Unidade de Ensino Estruturado para o Autismo (UEEA).

 

O espaço exterior é amplo, constituído por dois pátios alcatroados e desnivelados. O acesso entre os pátios é feito através de uma rampa que permite a circulação de cadeiras de rodas. Nas traseiras de um dos edifícios, há um parque infantil com equipamento adequado a crianças de idade pré-escolar. Ainda dentro do espaço escolar existe a casa do guarda, com um jardim e horta. A escola está protegida por um gradeamento e cinco portões, dois permitem o acesso a viaturas.

 

4. Escola EB1/JI Laranjeiras

 


A Escola EB1/JI Laranjeiras, anteriormente designada por escola n.º 120, foi construída em 1974 pela Câmara Municipal de Lisboa, num local onde há muito tempo existiam laranjeiras, o que deu o nome à escola, à localidade e até à estação de metro.

 

A escola foi construída em dois blocos, com 1.º andar, ligados entre si pelo refeitório. Num dos blocos, funcionou o 1.º ciclo e no outro o jardim de infância e uma unidade de surdos. Em julho de 2009, a escola entrou em obras de ampliação e modernização de espaços, a cargo da CML.

 

Atualmente, a escola tem quatro salas de jardim de infância e quinze do 1.º ciclo, um refeitório de grandes dimensões, dois ginásios, vários gabinetes e salas de reuniões e de professores, uma biblioteca e uma sala polivalente.

 

Para a prática da educação física no exterior a escola tem campos de jogos destinados a várias modalidades desportivas.

 

O espaço exterior é grande e agradável, tem muitas árvores, canteiros e uma horta. No recreio há equipamentos diversificados para os mais pequenos. A escola tem ainda um espaço destinado às atividades de apoio à família, dinamizado pela associação de pais.

 

5. Escola EB1/JI Frei Luís de Sousa

 


A Escola EB1/JI Frei Luís de Sousa, anteriormente designada por escola n.º 49, foi construída no ano de 1961, com dois blocos isolados e dois recreios separados, de modo a integrar as antigas escola masculina e feminina. Depois do 25 de Abril de 1974, foi derrubado o muro para coexistirem os dois espaços. Enquanto instituição, a escola remonta à Primeira República, como testemunham os livros de ponto existentes no seu espólio e outros materiais didáticos da época.

 

No ano letivo 2004/2005, foi integrada no Agrupamento de Escolas Delfim Santos, tendo passado a designar-se EB1 Frei Luís de Sousa. A escolha deste patrono provém do facto de Frei Luís de Sousa ter passado parte da sua vida na zona que atualmente constitui a freguesia de S. Domingos de Benfica.

 

Esta escola é constituída por dois blocos (A e B) separados por um recreio e ligados por um telheiro. No bloco A, existem cinco salas de aula, um ginásio, um gabinete de apoio, um gabinete para assistentes operacionais e um refeitório. No Bloco B, existem cinco salas de aula, centro de recursos, gabinete de apoio socioeducativo, gabinete da associação de pais e arquivo.

 

O espaço exterior serve para a prática da educação física e recreio dos alunos. A escola necessita de obras de melhoramento, sendo alvo todos os anos de reparações pontuais. No ano letivo 2013/2014, começou a funcionar nas instalações da escola o jardim de infância com duas salas.

 

BIBLIOGRAFIA:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escolas [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2019). Agrupamento de Escolas das Laranjeiras: regimento do conselho geral [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/wp-content/uploads/pdfs/conselhogeral/RCG_2018_2019.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/basica-2-3-professor-delfim-santos/


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escola EB1/JI António Nobre [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/eb1-ji-antonio-nobre/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escola EB1/JI Frei Luís de Sousa [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/eb1-ji-frei-luis-de-sousa/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escola EB1/JI Laranjeiras [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/escola-eb1-ji-laranjeiras/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS (2020). Escola Secundária D. Pedro V [em linha]. Lisboa: A. E. Laranjeiras [Consult. 17 de setembro de 2020]. Disponível: https://ael.edu.pt/secundaria-d-pedro-v/