2021/04/29

Património Material de Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga


O Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, faz parte do património mundial classificado pela UNESCO desde 2019.

Localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade de Braga, fazendo parte de um conjunto arquitetónico-paisagístico. Pensa-se que no início do século XIV terá sido colocada uma cruz no monte Espinho e em 1373 refere-se uma ermida neste mesmo local.

Em 1494 foi erigida uma outra ermida por ordem de D. Jorge da Costa, Arcebispo de Braga. Em 1552 o Deão da Sé de Braga mandou construir a terceira ermida, que coincidiu com um aumento da devoção dos locais.


Em 1692 foi constituída a Confraria do Bom Jesus do Monte, um movimento de devotos de todas as classes sociais para promoverem a devoção à Santa Cruz do Monte. Foi, assim, edificada uma Capela, rodeada de casas para abrigo dos peregrinos, onde se podem observar alguns episódios da Paixão de Cristo e da sua Ressurreição.

A partir de 1722, D. Rodrigo de Moura Teles iniciou o projeto de construção de uma basílica que se tornaria o atual Santuário. D. Gaspar de Bragança prosseguiu as obras de 1784 a 1811, dirigidas pelo arquiteto Carlos Amarante. A planta tem a forma de cruz latina e a fachada é constituída por duas torres com frontão triangular.


No que respeita aos escadórios, estão divididos em 3 lanços num desnível de 116 metros. O primeiro é o escadório do Pórtico, onde se encontram as primeiras capelas construídas em 1723. Aqui se encontram o Escadório dos Cinco Sentidos, com cinco lances de escadas com fontes alegóricas aos cinco sentidos. Depois, o Escadório das Três Virtudes, datado de 1837, com 3 fontes ilustrativas das Virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade. A seguir à Fonte da Caridade, após 581 degraus, encontra-se o Terreiro de Moisés, a que se segue o Adro e a Igreja do Bom Jesus.

A Confraria do Bom Jesus levou a cabo a construção de um elevador, inaugurado a 25 de março de 1882, o primeiro a ser instalado na Península Ibérica, utilizando o sistema de contrapeso de água. Toda esta área é circundada por parques, jardins e lagos artificiais.

 

 MJS

2021/04/26

Património Material de Portugal: Universidade de Coimbra



A Universidade de Coimbra – Alta e Sofia - faz parte do património mundial classificado pela
UNESCO desde 2013.

Trata-se de um conjunto histórico-cultural que inclui quatro freguesias de Coimbra, São Bartolomeu, Sé Nova, Sé Velha e Santa Cruz. A Universidade é uma das mais antigas do mundo e continua em funcionamento, tendo sido criada em 1290 pelo rei D. Dinis. Houve um período de alternância da localização da instituição entre Lisboa e Coimbra, tendo-se fixado definitivamente nesta última em 1537 por ordem de D. João III.

Tornou-se, assim um polo de afluxo estudantil, em a Rua Sofia desempenhou um importante papel como expoente urbanístico de crescimento urbano universitário.

O núcleo mais antigo é o Paço Real de Coimbra, no Paço das Escolas, que demonstra claramente a ligação entre a universidade e a monarquia. Aqui se destacam: a Porta Férrea (1633 – 1634); a Escadaria de Minerva (1724); a Torre da Universidade (1728 – 1733); o Edifício dos Gerais (1698 – 1702); a Via Latina (1773 – 1777); a Capela de São Miguel; o Colégio de São Pedro (1545); a Biblioteca Joanina (1717 – 1725); e recentemente o Auditório da Faculdade de Direito, terminado em 2001.


A Biblioteca Joanina estava reservada aos estudantes universitários, atualmente sendo considerada uma das mais importantes do mundo não só pela riqueza arquitetónica, mas também pelo fundo bibliográfico que remonta ao século XVI.

Na zona Alta podem-se destacar outros edifícios como o Real Colégio das Artes, cuja construção teve início em 1568; o Colégio de São Bento, setecentista, do qual faz parte o Jardim Botânico; o Colégio de São Jerónimo; o Colégio de Jesus, atual Museu de História Natural; a Casa dos Melos; o Colégio de Santa Rita; o Colégio da Santa Trindade; o Laboratório Químico.


Na área de Sofia devem referir-se o Colégio de Santo Agostinho; o Colégio de São Tomás de Aquino; o Colégio de Nossa Senhora do Carmo; o Colégio São Pedro dos Terceiros ou o Colégio do Espírito-Santo.

Existem várias tradições ligadas à Universidade e diversas festividades que lhe conferem um espírito universitário de grande destaque. As características de expansão cultural, científica e de divulgação de grandes ideias e investigações estão inerentes às das grandes universidades mundiais. Em Coimbra existe um acervo museológico na área da ciência e do património museológico.

 

MJS